Standard Bank consolida a sua presenta na África Oriental com a abertura oficial de escritório de representação na Etiópia

(Foto; D.R.)
(Foto; D.R.)
(Foto; D.R.)

O Grupo Standard Bank expandiu a sua já vasta presença na África Oriental com a abertura oficial de um escritório de representação na Etiópia. Isto significa que o Standard Bank, que é o maior banco africano em termos de ativos, está presente em todo o continente, encontrando-se em 20 países africanos.

O escritório de representação, que está sedeado em Adis Abeba, foi inaugurado pelo Diretor Executivo do Standard Bank, Ben Kruger. Funcionará como ponto de entrada para clientes que procuram investir na Etiópia e será administrado pela sede do Standard Bank na África do Sul

O potencial de crescimento da região da África Oriental continua a atrair investimentos significativos. Com uma presença estabelecida em quatro dos mercados chave da região, nomeadamente Quénia, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda, a abertura do escritório de representação na Etiópia revela o compromisso do grupo para com a região.

“Como banco radicado em África, a nossa visão é construir uma instituição financeira líder que disponibilize produtos e serviços de nível superior a todos os nossos clientes. Estamos em condições de alavancar a nossa forte posição no continente, a nossa parceria estratégica com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), e o nosso conhecimento setorial em recursos naturais, para disponibilizar investimento de capitais no apoio ao crescimento e fazer a ligação dos mercados africanos uns aos outros,” afirma o Sr. Kruger.

O notável crescimento da Etiópia tem sido sustentado por elevados investimentos públicos e uma crescente base de consumidores. O país apresenta a segunda maior população do continente, depois da Nigéria, com cerca de 90 milhões. O crescimento do PIB rondou, em média, os 10% nos últimos 5 anos. O forte investimento público na agricultura, energia e transportes deverá continuar a suportar o crescimento no médio prazo, tendo o governo apoiado os seus setores produtivos.

O setor energético apresenta também um enorme crescimento com projetos de produção de energia em diversas fases de desenvolvimento, e com a Etiópia a emergir como um importante polo energético na região, as exportações de energia deverão tornar-se uma importante fonte de divisas no futuro próximo. A indústria e a produção fabril, uma prioridade clara para a Etiópia, deverão começar a contribuir mais significativamente para o aumento do PIB do país, o que será bastante facilitado pelo aumento do fornecimento de eletricidade.

“Assim, o estabelecimento de uma presença na Etiópia é o reconhecimento do interesse cada vez maior dos investidores e dos nossos clientes no crescimento económico do país. O Standard Bank estará bem posicionado para tirar partido das oportunidades de investimento trans-setoriais quer na Etiópia quer na região como um todo. A nossa experiência nos mercados da África Oriental beneficiará todos os nossos clientes ao disponibilizar-lhes informações sobre como melhor capitalizar os seus investimentos na região,” afirma o Sr. Kruger.

“Acreditamos que estamos numa posição única para apoiar os planos do governo para atrair mais investimentos para o país, através da nossa base de clientes no continente, e disponibilizando financiamentos em seu nome,” afirma Taitu Wondwosen, Diretor de Cobertura na Etiópia.

(African Press Organization) 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA