Semana de reflexão bíblica merece atenção devido a desestruturação de lares

Dom Filomeno Vieira Dias - Arcebispo de Luanda (Foto: Lucas Neto)
Dom Filomeno Vieira Dias - Arcebispo de Luanda (Foto: Lucas Neto)
Dom Filomeno Vieira Dias – Arcebispo de Luanda (Foto: Lucas Neto)

A semana de reflexão bíblica sob o tema” A família a luz da palavra de Deus” é de grande actualidade e de extrema importância dentro da Arquidiocese, devido a desestruturação de muitos lares na sociedade Angolana, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda o Arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias.

Ao falar na abertura da semana de reflexão bíblica, a decorrer de hoje até o dia 9 do corrente mês, o religioso disse que, com isso, a igreja católica tem um grande desafio enquanto comunidade cristã, despertando e demonstrando a importância de uma família dentro de uma sociedade.

Segundo o Arcebispo, este tema é de grande actualidade por envolver expectativas e reflexões de muita gente, fora e dentro da igreja, e é uma problemática completamente transversal.

“ Deve- se saber qual é a situação a volta da família e a sociedade, pois a família tanto em África como na Europa assentava numa base social e tradicional muito forte e até era assegurada pelas Instituições publica, sociais e culturais”, disse.

Hoje , salientou, muitas vezes quer se invocar as tradições africanas com base num africanismo que nunca existiu e imaginário, suposta de conveniência.

Porém, o quadro mudou, procura-se refundar a família que em si é uma coisa boa, apesar de existir muitos tipos de refundações.

“A própria educação nas escolas, ambientes e meios de comunicação social insinua essa nova imagem, modelos e figurinos de família”, reforçou.

Contudo, disse, nota-se que o conceito de família e matrimónio tem vindo a ser posto em causa por diversos factores, procurando-se limitar e incorporar novos elementos a sua compreensão têm provocado uma tremenda compreensão destas realidades.

Afirmou que, apesar de todas as confusões, muitos jovens ainda procuram construir famílias , passando pelo matrimônio e, para isso, é necessário uma palavra de Deus . (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA