Robôs capazes de detetar emoções e jogar ping pong exibidos em Tóquio

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

A Feira de Eletrónica de Consumo de Tóquio recebeu, este ano, 150 mil visitantes. A CEATEC decorreu entre 7 e 10 de outubro. Robôs capazes de detetar emoções, smartphones que resistem a condições extremas e objetos voadores foram alguns dos destaques do evento.

O origami voador mede 70 centímetros, pesa 33 gramas, é pilotado à distância e voa a seis metros de altura.

“É ultra leve está equipado com semicondutores. No interior, há o processador, a bateria e o motor”, explicou o designer do objeto voador, Toshitatsu Munakata.

O robô Robohon foi uma das estrelas da feira nipónica. A máquina combina as tecnologias dos smartphones e da robótica. É capaz de reconhecer emoções e muda de expressão de acordo com o conteúdo da conversa.

A Alps Electric criou o sentido do toque no mundo virtual. A tecnologia chama-se Haptic trigger. O utilizador fica com a impressão de tocar em objetos.

O robô Ping Pong é apresentado com o símbolo da convergência entre o homem e a máquina.

“O robô é capaz de sentir a bola numa área a três dimensões e prever o movimento da bola. Depois, bate na bola com a raquete. Ele situa-se no espaço e adapta-se ao ambiente. De certo modo, o robô pensa”, sublinhou Masahiro Ikumo, co-inventor da tecnologia.

O público pôde ainda testar os chamados ‘óculos de tradução’. O acessório traduz o que as pessoas dizem.

Além de poderem ser usados nas situações em que duas pessoas não falam a mesma língua, os óculos de tradução foram testados com sucesso por pessoas surdas.

Um smartphone capaz de resistir a condições extremas foi outro dos grandes destaques da Feira de Eletrónica de Consumo de Tóquio. De acordo com o fabricante, o smartphone Torque resiste ao pó, aos choques, à baixa pressão e às temperaturas extremas. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA