Presidentes de Angola e do Botswana satisfeitos pelo espírito de solidariedade

José Eduardo dos Santos (à dir.) e Seretse Khama Ian Khama, presidentes de Angola e do Botswana (Foto: Francisco Miúdo)
José Eduardo dos Santos (à dir.) e Seretse Khama Ian Khama, presidentes de Angola e do Botswana (Foto: Francisco Miúdo)
José Eduardo dos Santos (à dir.) e Seretse Khama Ian Khama, presidentes de Angola e do Botswana (Foto: Francisco Miúdo)

Os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, manifestaram nesta terça-feira, em Luanda, a sua satisfação pelo espírito de solidariedade que caracteriza as relações fraternas entre os dois países.

Os dois estadistas reafirmaram igualmente o seu compromisso em trabalhar para a promoção da cooperação em todos os domínios, lê-se no comunicado final da visita de Estado de dois dias que o Presidente Seretse Khama Ian Khama efectua a Angola desde segunda-feira.

A convite do Presidente José Eduardo dos Santos, a visita de Seretse Khama Ian Khama decorre no quadro da consolidação dos laços de fraternidade, solidariedade, amizade e cooperação entre os dois países.

José Eduardo dos Santos e Seretse Khama Ian Khama também reiteraram o firme compromisso dos dois governos prestarem uma atenção especial ao reforço, aprofundamento e diversificação das relações de cooperação entre os dois países, particularmente no domínio económico e empresarial.

Congratularam-se pela assinatura do Processo Verbal das conversações entre as delegações ministeriais das repúblicas de Angola e do Botswana, no qual estão identificadas as áreas de cooperação susceptíveis de conferir uma nova dinâmica às relações entre os dois países.

Neste sentido, o comunicado final distribuído à imprensa pelo Ministério das Relações Exteriores refere que os dois presidentes sublinharam a necessidade da realização da primeira sessão da Comissão Bilateral de Cooperação no primeiro semestre de 2016.

Ao evocarem as questões de segurança, os dois chefes de Estado reconheceram a necessidade de uma maior cooperação para lutar contra as novas formas de criminalidade, sublinha.

Com efeito, reafirmaram o apoio dos seus países aos esforços da comunidade internacional na luta contra o terrorismo, tráfico de drogas e de seres humanos e outros crimes transfronteiriços.

No plano sub-regional, os dois presidentes felicitaram-se pela convergência de pontos de vista sobre as grandes questões da África Austral e reiteraram o seu engajamento para contribuírem para a resolução dos conflitos no continente africano.

No plano regional, os dois Presidentes manifestaram a sua preocupação face à persistência das crises que ocorrem em muitos países de África, em particular na Líbia, no Mali, na Somália e no Sudão do Sul.

O Presidente Seretse Khama Ian Khama pronunciou um discursou na Assembleia Nacional, durante uma sessão especial convocada em sua honra, tendo também depositado uma coroa de flores no Memorial Dr. António Agostinho Neto, e visitou o Museu da História Militar e a Centralidade do Kilamba, na província de Luanda.

Seretse Khama Ian Khama exprimiu ao seu homólogo, José Eduardo dos Santos, ao Governo e ao povo angolano, os seus sinceros agradecimentos pela recepção calorosa que lhe foi brindada, bem como à delegação que o acompanhou.

O Presidente do Botswana, que se faz acompanhar de uma importante delegação que inclui 19 empresários, convidou o seu homólogo angolano a efectuar uma visita de Estado ao seu país, cuja data será comunicada por via diplomática. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA