Presidente do Botswana já está em Luanda

KHAMA IAN KHAMA - PRESIDENTE DO BOTSWANA (Foto: Angop)

O Presidente da República do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, chegou às 15h00 desta segunda-feira, a Luanda, para uma visita oficial de trabalho de 48 horas a Angola, a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

KHAMA IAN KHAMA - PRESIDENTE DO BOTSWANA (Foto: Angop)
KHAMA IAN KHAMA – PRESIDENTE DO BOTSWANA (Foto: Angop)

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado do Botswana foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e depois de passar em revista as tropas em parada recebeu cumprimentos de boas-vindas do governador de Luanda, Graciano Domingos e do embaixador de Angola no Botswana, José Agostinho Neto.

O ponto mais alto da visita acontece terça-feira, 13, quando, no Palácio Presidencial, os dois estadistas se reunirem, para abordar assuntos de interesse comum, da região e também de caracter internacional.

Paralelamente ao encontro dos dois líderes, terão lugar, no Palácio Presidencial, conversações oficiais  a nível de delegações ministeriais de Angola e do Botswana, em que serão analisadas questões nos domínios da Agricultura, Geologia e Minas, Energia e Águas, Comércio, Ambiente e Político-diplomático.

O programa da visita da delegação presidencial inclui ainda a realização de uma sessão solene especial da Assembleia Nacional, no Palácio dos Congressos.

Angola e o Botswana mantêm relações diplomáticas desde 1975, que resultou na assinatura do Acordo Geral de Cooperação, em Fevereiro de 2006.

Breve restrospectiva das relações Angola/Botswana:

Março/2013 – Cidadãos angolanos autorizados a atravessar as fronteiras da República do Botswana sem necessitarem de visto de entrada.

Setembro/2011 – Delegação do Botswana, chefiada pelo seu ministro da Agricultura, Christiaan de Graaff, desloca-se, à província do Huambo, para visita destinada a avaliar o sector pecuário e agro-industrial.

Setembro/2011 – Ministro da Agricultura do Botswana, Christiaan De Graaff, manifesta interesse do seu país importar pescado de Angola.

Maio/2011 – Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Botswana, Phandu Skelemani, concorda e apoia incondicionalmente a iniciativa do Executivo Angolano de elevar o dia 23 de Março, marco da histórica Batalha do Cuito Cuanavale, à categoria de celebração a nível da África Austral.

Março/2010 – Ministro dos Transportes e Comunicações do Botswana, Frank Ramsden, manifesta ao embaixador de Angola, José Agostinho, o interesse  de ver estabelecidas, o mais rápido possível, as ligações aéreas directas entre Luanda e Gaberone.

Junho/2009 – Embaixador de Angola no Botswana, José Agostinho Neto, apela aos empresários tswaneses a aproveitar o grande potencial económico que o país oferece para investirem nos diversos sectores da economia e negócios.

Fevereiro/2006 – Angola e Botswana assinam, em Luanda, um acordo de cooperação económica, cientifica e técnico-cultural no final de conversações oficiais entre os dois países, para aprofundamento das relações bilaterais.

Junho/2003 – O Presidente José Eduardo dos Santos e o seu homólogo Festus Mogae definem os caminhos para uma cooperação mutuamente vantajosa, nos domínios da agro-pecuária, energia, águas e recursos minerais.

Abril/2003 – Representantes de 18 empresas do Botswana expõem, num dos hotéis da cidade de Luanda, artigos dos mais variados ramos da economia daquele país da Comunidade dos Países da  África Austral. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA