Presidente da Coreia do Sul está disposta a se reunir com premiê japonês

(Foto de Saul Loeb/AFP)
(Foto de Saul Loeb/AFP)
(Foto de Saul Loeb/AFP)

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, declarou nesta quinta-feira que está disposta a reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, um encontro evitado durante muito tempo e que pode contribuir para aliviar as conturbadas relações desses aliados-chave dos Estados Unidos na Ásia.

Durante a sua visita a Washington, Park declarou que está disposta a realizar uma primeira reunião formal com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após uma série de desacordos sobre o legado da Segunda Guerra Mundial.

“Sobre a questão de realizar uma cúpula bilateral com o primeiro-ministro Abe, sinto que posso ter tal reunião com ele”, anunciou Park em um discurso no Center for Strategic and International Studies, um prestigioso think tank de Washington.

“Mas, para que esse encontro tenha algum significado, é importante que ambos os países sejam capazes de avançar para uma mudança na nossa relação”, completou.

Os eeus comentários ocorrem na véspera de um encontro com o presidente americano, Barack Obama, que deseja que os dois aliados dos EUA se reconciliem.

A Coreia do Sul acusa Tóquio de não se responsabilizar pelo tratamento do império japonês com os coreanos em tempos de guerra. Abe já expressou arrependimento, mas não pediu desculpas oficialmente pelo passado militarista. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA