Presidente angolano informado das obras do novo aeroporto internacional

Presidente da República,José Eduardo dos Santos ,visita novo aeroporto internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Presidente da República,José Eduardo dos Santos ,visita novo aeroporto internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Presidente da República,José Eduardo dos Santos ,visita novo aeroporto internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)

As obras das instalações do novo aeroporto internacional de Luanda, iniciadas em 2007, localizadas na comuna de Bom Jesus, município do Icolo e Bengo, província de Luanda, foram inspeccionadas hoje, segunda-feira, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Numa visita de duas horas, o Chefe de Estado, primeiramente após a sua chegada ao local recebeu explicações na generalidade do que já foi feito e o que falta concluir, dos ministros dos Transportes, Augusto da Silva Tomas e do Urbanismo e Habitação, José da Silva e também do representante da empresa China International Fund Limited, responsável pelas obras.

A segunda parte da visita de José Eduardo dos Santos que esteve em companhia do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, ficou marcada pela observação das instalações do terminal de passageiros, a pista Sul e Norte de aterragem das aeronaves do referido empreendimento, percurso que o fez de automóvel.

Ao Presidente José Eduardo dos Santos foi também dado a ver o terminal de passageiros e o VIP, este último com uma placa independente.

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, tem uma área total de cerca de 75.5 quilómetros quadrados e as suas obras deverão terminar em 2017. O empreendimento vai movimentar 15 milhões de pessoas por ano.

Estiveram ainda a acompanhar o Chefe de Estado angolano nesta sua quinta visita de a este aeroporto, sendo a primeira que serviu de lançamento a primeira pedra para construção do mesmo, membros do Executivo, responsáveis do Governo da Província de Luanda entre outras individualidades.

Em construção a uns 40 quilómetros a sudeste do centro da cidade (Luanda) numa área de 1.324 hectares, o novo aeroporto terá 31 mangas e equipamentos aeronáuticos modernos.

Terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, entre outras infra-estruturas de apoio, que serão o suporte para a movimentação de 15 milhões de passageiros por ano.

Na última visita ( este ano) o Presidente da República tomou conhecimento do que já foi executado de 2004 até Março de 2015, com principal destaque aos acabamentos das zonas de voo, terminais, controlo de tráfego e instalações de apoio (complementares), a descrição de acessos rodoviários e ferroviários estes que vão do centro da cidade até as cercanias do Aeroporto Internacional de Luanda, entre outras

Angola sendo um grande corredor aéreo internacional, bem localizado do ponto de vista estratégico, com investimentos correlacionados no sector aéreo, marítimo portuário e ferroviário, com este aeroporto vai de certo modo criar as condições de infra-estruturas fundamentais para relançar o sector da indústria, agricultura, pecuária, pescas e demais serviços. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA