Parlamento angolano quer partilhar experiência democrática do Botswana

Presidente da Assembleia Nacional - Fernando da Piedade Dias dos Santos (Foto: Lucas Neto/Arquivo)
Presidente da Assembleia Nacional - Fernando da Piedade Dias dos Santos (Foto: Lucas Neto/Arquivo)
Presidente da Assembleia Nacional – Fernando da Piedade Dias dos Santos (Foto: Lucas Neto/Arquivo)

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, encorajou nesta terça-feira, em Luanda, os deputados angolanos a partilharem experiências e conhecimentos com os seus homólogos do Botswana, por ser uma Nação “estável” em termos de “tradição democrática”.

Ao intervir na Sessão Solene por ocasião da visita de Estado do Presidente daquele país, Seretse Khama Ian Khama, declarou que o Botswana tem sabido combinar o poder tradicional com o legislativo, daí ser importante essa troca de conhecimentos.

Segundo o parlamentar, Angola acompanha de forma atenta essa experiência e deve procurar conjugar esforços conjuntos tendentes à união dos povos da Comunidade da África Austral, “um desejo expresso por todos os líderes desta comunidade”.

De acordo com Fernando da Piedade Dias dos Santos, o poder tradicional e o legislativo, no Botswana, cruzam as suas experiências e mantêm bem vivo o facho da unidade nacional, progresso e o desenvolvimento sustentável naquele país.

Disse que os dois países têm afinidades culturais, económicas e sociais, que recomendam o reforço dos laços de irmandade e cooperação bilateral.

“Por isso aplaudimos a vossa visita e auguramos sucessos para a nova etapa de relações entre os nossos dois povos e estados”, expressou.

O presidente do Parlamento sustentou que, apesar do actual contexto económico e financeiro internacional se reflectir na economia de ambos os estados, irão continuar a trabalhar para o cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável pós-2015.

Esses objectivos, lembrou, foram aprovados recentemente na 68ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, que abre novas perspectivas e compromissos para alcançar as metas de desenvolvimento, segurança e paz, em conformidade com a Agenda da União Africana e os objectivos da SADC.

“Aceite, neste momento considerado histórico para as nossas relações, o nosso mais alto reconhecimento pelo contributo pessoal de vossa Excelência para a paz e o progresso de África”, exprimiu.

Informou que o Botswana tem feito, ao longo da sua história como Estado independente, um percurso digno de respeito, ao conseguir que o sistema democrático do seu país seja um exemplo de democracia em África.

Isso, acrescentou, vale-lhe a estabilidade política, governativa e económica que, por sua vez, proporcionam o bem-estar ao seu povo, o que lhe tem valido o reconhecimento da comunidade e organismos internacionais.

Este sucesso, referiu, tem uma longa história e protagonistas que o povo do Botswana e os povos da região conhecem bem, valorizam e perpectuam na sua memória colectiva, entre os quais o Presidente Seretse Khama, líder carismático, pai da independência nacional e orgulho do povo tswanês.

Segundo o parlamentar, o seu legado na história da África Austral é incontornável, pois a obra que, juntamente com o Agostinho Neto, Kenneth Kaunda, Mwalimu Julius Nyerere, Samora Moisés Machel construíu, constitui a base da boa convivência, paz e cooperação desta região.

Sublinhou que a “visão estratégica destes audazes filhos da África Austral levou à independência da Namíbia e do Zimbabwe, ao fim do regime do Apartheid na África do Sul e à construção, hoje, da bem-sucedida organização regional em matéria de paz e segurança regionais, a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral – SADC”.

Angop/Elj

Depo

Angola: Parlamentar ressalta espírito de diálogo entre deputados

Luanda – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, declarou nesta terça-feira, em Luanda, que o debate político, no Parlamento Angolano, tem privilegiado o diálogo e a concertação entre as forças políticas e todos os parceiros sociais.

Ao intervir na Sessão Solene alusiva à visita de Estado do Presidente tshwanês, Seretse Khama Ian Khama, disse que a essência do diálogo tem sido a construção de pontes que fortaleçam a democracia.

Segundo o parlamentar, esse diálogo têm também permitido criar pontes que garantam a estabilidade e, concomitantemente, bases para o desenvolvimento humano e o progresso do povo angolano.

Fernando da Piedade Dias dos Santos disse ainda que o Parlamento, no quadro da cooperação bilateral e multilateral, tem as portas abertas para Parlamento Tswanês, na certeza de que a diplomacia parlamentar é essencial para o reforço da amizade, solidariedade e da cooperação entre as duas instituições legislativas.

“Gostaríamos de renovar os nossos votos de boa estadia no nosso país e desejar que a sua visita fortifique os laços de cooperação bilateral entre os nossos dois países”, concluiu. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA