Obiang propõe empresa mista petrolífera a São Tomé e Príncipe

Teodoro Obiang Nguema e Manuel Pinto da Costa (telanon.info)
Teodoro Obiang Nguema e Manuel Pinto da Costa (telanon.info)
Teodoro Obiang Nguema e Manuel Pinto da Costa
(telanon.info)

Na sua deslocação a São Tomé e Príncipe, Obiang Nguema, presidente da Guiné Equatorial, propôs a criação de uma empresa mista para explorar o petróleo existente na fronteira marítima entre os dois países. Estudos apontam para um forte potencial petrolífero no referido bloco cujo investimento está avaliado em milhões de dólares.

Segundo Obiang Nguema existe uma “bolsa muito importante” numa zona fronteiriça entre a Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe. Para a exploração petrolífera desta zona o chefe de Estado equato-guineense propôs a criação de empresa mista e a posterior divisão do produto da exploração. Estudos apontam para um forte potencial petrolífero no referido bloco cujo investimento está avaliado em milhões de dólares.

40 membros integram a delegação do presidente da Guiné Equatorial, entre eles os ministros das minas, indústria e energia.

Nesta deslocação Obiang Nguema reuniu-se com o seu homologo são-tomense, Manuel Pinto da Costa, com quem discutiu a cooperação bilateral e a concertação de posições sobre os diversos problemas que afectam o continente africano.

Reunido com o presidente da Guiné Equatorial esteve igualmente Patrice Trovoada. O primeiro-ministro são-tomense manifestou a sua satisfação com as propostas guineenses e apelou à criação de condições para que os dois países avancem nesse dossier de partilha de exploração de ouro negro.

De acrescentar ainda que Malabo anunciou que vai apoiar a região autónoma do Príncipe a conectar-se à fibra óptica. (rfi.fr)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA