Novo aeroporto de Luanda operacional até 2017

Instalações do novo Aeroporto Internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)
 Instalações do novo Aeroporto Internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)

Instalações do novo Aeroporto Internacional de Luanda (Foto: Pedro Parente)

O novo aeroporto internacional de Luanda estará em condições de operacionalidade a partir do primeiro semestre de 2017, disse hoje (segunda-feira) em Luanda, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas, durante a visita de campo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Ao tomar da palavra no acto, o ministro informou que, no quadro do cronograma geral do Plano de Construção, o Ministério dos Transportes tem assegurado, de forma faseada, a conclusão da construção do novo aeroporto de Luanda até o primeiro semestre de 2017.

Ao fazer uma breve apresentação da obra do aeroporto, desde a última visita do Presidente em Março de 2015, recordou que a mesma se subdivide em três partes principais designadamente o plano geral da situação da construção até a data, o cronograma do projecto e outras informações complementares.

De acordo com Augusto Tomas, a primeira e segundas fases, relativas ao plano geral da situação da construção até a presente data, envolvem as áreas de movimento, o terminal de passageiros, a área da torre de controlo, os projectos auxiliares e outros iniciados após Março de 2015 e os projectos a iniciar até ao fim da obra.

Aqui inscrevem-se o lançamento do concurso público, o realojamento das populações ainda em curso, a vedação do aeroporto, entre outros pontos.

A terceira fase, que decorre de Janeiro a Junho de 2016, prevê a instalação e teste do projecto da torre de controlo e as áreas de movimento, com os ensaios de voos e do sistema de bagagem e de informação.

A quarta fase, de Julho a Dezembro de 2016, compreende o ensaio e a calibração dos voos de inspecção e a recepção do terminal de passageiros e outros projectos auxiliares, disse.

“A quinta fase, de Janeiro a Abril de 2017, irá completar-se com a recepção provisória da obra, irão efectuar-se ensaios definitivos e o novo aeroporto internacional de Luanda terá condições de operar a partir do primeiro semestre de 2017”, revelou.

O ministro fez ainda uma descrição de forma detalhada dos acessos rodoviários e ferroviários, que vão do centro da cidade até as cercanias do referido aeroporto.

Esta é a terceira visita de inspecção do titular do poder Executivo ao aeroporto, a primeira aconteceu em Fevereiro de 2014. (portalangopo.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA