Namibe: Novos furos de água serão abertos na Bibala

Luís da Boavida Savazuka - Administrador municipal da Bibala (Foto: Henri Celso)
Luís da Boavida Savazuka - Administrador municipal da Bibala (Foto: Henri Celso)
Luís da Boavida Savazuka – Administrador municipal da Bibala (Foto: Henri Celso)

Oito novos sistemas de furos de água serão abertos ainda este no município da Bibala, 230 quilómetros ao norte da província do Namibe, projecto inserido no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, informou terça-feira, o administrador local, Luís da Boavida Savazuca.

O administrador falava num encontro com os membros da sua administração e esclareceu que numa primeira fase ( até a primeira semana de Novembro) serão construídos na comuna do Mungondo, dois novos furos industriais que irão beneficiar as famílias camponesas mais vulneráveis.

No mesmo projecto, segundo ainda o responsável, serão igualmente construídos outros furos de agua sendo três para as comunas da Lola e Caitou e dois para o Mugondo, totalizando assim oito furos até ao final do ano em curso.

O município da Bibala possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria agricultores e criadores de gado. É uma região potencialmente agrícola onde a massambala, milho e o massango tem se produzido em grandes quantidades, para além de outros produtos do campo que têm servido não só de sustento da população mas também para a comercialização.

Bibala é também detentora de um elevado número de gado bovino com mais de cem mil cabeças.

Possui três comunas, Caitou, Lola e Capangombe que no quadro da sua política governativa tem estado a desenvolver a agricultura e a pecuária para que a população possa depender da ajuda alimentar das entidades governamentais e pessoas singulares e por si só possam produzir os seus alimentos e melhorarem o seu estado de vida e das suas famílias. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA