Namibe: Mais de três mil toneladas de pescado capturadas no terceiro trimestre

Peixe carapau (Foto: Pedro Parente)
 Peixe carapau (Foto: Pedro Parente)

Peixe carapau (Foto: Pedro Parente)

Três mil e 903 toneladas de pescado diverso foram capturadas durante o terceiro trimestre do ano em curso, informou hoje o director provincial das pescas, Isaac Cativa.

Em declarações à Angop, o responsável disse que dessa produção a comuna pesqueira da Lucira produziu 142 toneladas, o município sede do Namibe, alcançou cifras na ordem de duas mil e 239 toneladas, enquanto o município do Tombwa produziu mil e 521.

Desta captura 35 porcento foi destinada à comercialização local e 76 porcento para a congelação.

Comparativamente ao período anterior, o sector capturou 13 mil e 438 toneladas.

“ A queda da produção deve-se às condições climatéricas que se caracterizaram com baixas temperaturas, o que não permitiu capturar o projectado “, disse.

De acordo com aquele responsável, a direcção das pescas registou de Janeiro até ao momento591 embarcações de pesca, sendo 510 de pesca artesanal e 81 embarcações semi-industriais.

Na área de infraestruturas de apoio á pesca, o director das pescas destacou a construção do terminal de pesca, um projecto de subordinação central que está a ser construído no município pesqueiro do Tombwa, cujas obras terminam no final de 2016.

Apontou igualmente a recuperação de infraestruturas de apoio à pesca, sob iniciativa público-privada, com principal destaque, a construção do Centro da Pesca Artesanal, bem como de salga e seca para Apoio à Mulher Processadora do Pescado, em curso nos municípios do Namibe e Tombwa.

Anunciou igualmente a instalação de 12 câmaras frigoríficas nos municípios do Tombwa e Namibe, com vista a atender as necessidades do mercado dentro e fora da província. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA