Ministro das Finanças encontra-se com director executivo do BAD

Armando Manuel - Ministro das Finanças (Foto: Francisco Miudo)
Armando Manuel - Ministro das Finanças (Foto: Francisco Miudo)
Armando Manuel – Ministro das Finanças (Foto: Francisco Miudo)

O ministro das Finanças, Armando Manuel, manteve um encontro na segunda-feira, em Lima (Peru), com o director executivo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Mohamed Rafique, com quem abordou a revisão do estado das relações económicas e financeiras entre Angola e a instituição financeira.

Segundo uma nota do ministério, enviada hoje (terça-feira) à Angop, o encontro incidiu no acordo que Angola subscreveu com o BAD em Agosto de 2014, avaliado em um mil milhões de dólares, visando obter recursos para financiar o programa de construção e reabilitação de infra-estruturas sociais destruídas durante o conflito armado.

No quadro deste acordo de financiamento, destacam-se 13 projectos em vigor nos mais diversos sectores da actividade económica e social, estando em negociação, entre outros, o Projecto de Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, afecto ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, num valor de USD 100.000.000,00.

À saída do encontro, o ministro revelou que o BAD, no âmbito do acordo de financiamento em vigor, concordou em liberar, ainda no IV trimestre de 2015, recursos na ordem dos US$ 400 milhões, destinados a apoiar os projectos de investimento em curso, tão logo a Assembleia Nacional aprove a revisão da Lei da Contratação Pública, no quadro das medidas de reforma em curso.

O titular das Finanças destacou ainda que, com a mesma perspectiva de apoio à tesouraria e nas mesmas condições do crédito do BAD, estão a ser negociados outros 200 milhões de dólares com a agência japonesa para a cooperação e investimento (JICA).

O ministro Armando Manuel deverá estabelecer contactos com esta instituição, durante a sua estadia em Lima. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA