Migrações: Líderes europeus reunidos em Bruxelas entre apelos ao cumprimento de compromissos financeiros

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Com a crise migratória no topo da agenda, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estão reunidos em Bruxelas.

Horas antes do arranque do encontro desta quinta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu aos Estados-membros para honrarem os compromissos assumidos em relação aos apoios financeiros contemplados no contexto da crise que afeta o velho continente: “Esta quinta-feira, à semelhança do que fiz anteriormente no Parlamento, vou insistir para que os Estados-membros cumpram com o prometido a 23 de setembro, em Bruxelas. Faltam 2,2 mil milhões de euros da parte dos Estados-membros e vou pedir, de forma clara, esse valor.”

À chegada, a chanceler alemã, Angela Merkel, destacou a solidariedade financeira, mas não deixou de referir a questão da proteção das fronteiras externas: “Nesta fase está bastante claro que alguns países têm muitos refugiados. Se estes países também tiverem de fornecer recursos humanos para a proteção das fronteiras externas, julgo que não se estará perante uma distribuição justa do fardo.”

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, rumou a Bruxelas pronto para discutir a crise migratória, mas na bagagem trouxe o tema da relação do Reino Unido com a União Europeia: “Elencarei novamente as quatro áreas essenciais em que são precisas mudanças, apresentado essas alterações no início de novembro, de forma a acelerar o processo e as negociações rumo ao Conselho Europeu de dezembro. Estou confiante em conseguir obter um bom resultado para o Reino Unido, em conseguir melhorar o que tem de ser melhorado.”

Pedro Passos Coelho representa Portugal na cimeira.

Sándor Zsíros, euronews – Fontes diplomáticas referem que não se esperam grandes decisões neste encontro. As conversações também se encurtaram. Em vez dos dois dias de cimeira, as negociações terminarão esta quinta-feira. (euronews.com)

por Pedro Sacadura | com SáNDOR ZSíROS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA