Mali: Estados Unidos saúdam julgamento por TPI de responsável terrorista maliano

(DR)
(DR)
(DR)

O Governo americano saudou o julgamento diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) do antigo responsável do grupo terrorista maliano Ansar Dine, Ahmad Al Faqi, refere uma declaração do Departamento de Estado americano transmitido segunda-feira à PANA.

Segundo a declaração, a entrega, pelo Governo nigeriano ao TPI, deste terrorista constitui uma etapa importante para a justiça contra os responsáveis de crimes graves no Mali.

“As acusações contra Al Faqi são as primeiras perseguições do TPI relativas aos ataques contra os edifícios e monumentos religiosos e históricos. São igualmente as primeiras acusações no inquérito do TPI em curso relativas à situação no Mali”, segundo a declaração americana.

A declaração acrescenta que os Estados Unidos condenam firmemente a destruição de locais santos muçulmanos e outros sítios históricos de Tombouctou por militantes terroristas, incluindo Ansar Dine.

“Estamos chocados pela destruição destes sítios do Património Mundial que consideramos como agressões não só contra o Mali, mas igualmente contra o Património Cultural comum da humanidade, e os responsáveis destes actos e todos os que se tornaram culpados de crimes atrozes deverão ser julgados”, sublinha o texto. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA