Lançamento do número especial da revista MENSAGEM

(D.R.)
(D.R.)
(D.R.)

No âmbito da homenagem que tem vindo a ser feita pela UCCLA aos associados da Casa dos Estudantes do Império, terá lugar no dia 29 de outubro, às 17 horas, o lançamento do número especial da Mensagem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, Secretário Executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Murade Murargy, e Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho.

A revista Mensagem era o Boletim associativo publicado pela Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa, entre 1948 e 1964, e que assumia a expressão dos interesses, identidades, opções e projetos dos estudantes africanos.

A UCCLA tem vindo a organizar diversas iniciativas de reconhecimento e de homenagem à Casa dos Estudantes do Império (CEI), a saber: homenagem à CEI (Universidade de Coimbra, dia 28 de outubro de 2014), debate sobre a “Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil” (Assembleia da República, dia 24 de fevereiro de 2015),exposição “Casa dos Estudantes do Império.

Farol de Liberdade” (Paços do Concelho, de 21 de maio a 25 de junho de 2015), Colóquio Internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados” (Fundação Calouste Gulbenkian, dias 22, 23 e 25 de maio de 2015) e encontro com os associados da CEI que exerceram funções de Primeiros-Ministros ou Presidentes da República – Fernando França Van Dúnem (Angola), Joaquim Chissano (Moçambique), Maria Eugénia Neto, em representação de Agostinho Neto (Angola), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (S. Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique), Pedro Pires (Cabo Verde) e Jorge Sampaio (Portugal) – na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 25 de maio de 2015. (uccla.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA