Israel/Palestina: Um sábado violento (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

A escalada de violência entre judeus e árabes conheceu um novo episódio esta noite. No norte de Israel, um jovem israelita árabe atropelou um grupo de judeus, perto de um “kibbutz”, antes de os atacar à facada. O incidente fez vários feridos, incluindo uma mulher em estado grave.

As autoridades israelitas conseguiram também desmantelar um plano de atentado à bomba num colonato judeu na Cisjordânia.

A violência tem vindo a subir de tom, de ambos os lados da barricada. A Mossad diz que o presidente da Autoridade Palestiniana está isento de culpas nesta onda de confrontos, que se deve a grupos extremistas.

Na Cisjordânia, as cenas de batalha campal entre palestinianos e exército israelita são agora diárias, a fazer prever uma terceira intifada.

Em Gaza, um raide israelita matou uma mulher e a filha de dois anos. Noutro incidente, morreu um rapaz de 12 anos. Os funerais foram marcados pela dor e pela revolta.

O movimento islamita Hamas, que controla o território, já avisou Israel que não vai tolerar mais ataques deste tipo, sem especificar como vai ripostar em caso de novos raides. (euronews.com)

por Ricardo Figueira | com EFE, AFP, REUTERS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA