Isabel dos Santos conclui aquisição da Efacec

(Expresso)
(Expresso)
(Expresso)

A sociedade de origem angolana Winterfell fechou a tomada de uma participação maioritária na empresa portuguesa, que passará a ser gerida por Ângelo Ramalho

A empresária angolana Isabel dos Santos, através da sociedade Winterfell, concluiu esta sexta-feira o processo de aquisição do controlo da Efacec Power Solutions, passando a deter 66% da empresa portuguesa de soluções energéticas.

A José de Mello e a Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), que controlavam a Efacec e passam agora a ser acionistas minoritários da Efacec Power Solutions, realçam que o acordo com a Winterfell maximiza o valor da empresa.

“A transação agora concluída representa uma solução que privilegia o futuro da Efacec e maximiza o seu valor, reforçando a continuidade, o desenvolvimento da empresa e a preservação de um centro de competência ímpar no país”, refere o comunicado do grupo Mello e da TMG.

Num outro comunicado, a Winterfell, que não divulgou o valor do negócio, diz esperar “relevantes sinergias na exploração de novos mercados”.

A empresa de origem angolana nota ainda que a sua visão para a Efacec é de longo prazo e a sua estratégia permite reforçar financeiramente a empresa portuguesa e continuar a aposta na internacionalização.

Com a conclusão do negócio, a Winterfell já nomeou uma nova administração para a Efacec Power Solutions, que passa a ter como presidente executivo Ângelo Ramalho, gestor português de 52 anos que durante a última década liderou a subsidiária portuguesa do grupo francês Alstom.

Ângelo Ramalho ocupará o lugar que há vários anos pertencia a João Bento, que acaba de ser nomeado para liderar a Gestmin, holding controlada pelo empresário Manuel Champalimaud e que detém a OZ Energia e uma participação na REN – Redes Energéticas Nacionais. (expresso.pt)

Rui Duarte DSilva

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA