III Cimeira Índia-África: Vice-Presidente de Angola chega a Nova Deli

Manuel Domingos Vicente, Vice-Presidente de Angola (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Manuel Domingos Vicente, Vice-Presidente de Angola (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Manuel Domingos Vicente, Vice-Presidente de Angola (Foto: Pedro Parente/Arquivo)

O Vice – Presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, chegou hoje à capital indiana, Nova Deli, onde quinta-feira participa na III Cimeira Índia -África.

Manuel Vicente, que representa no evento o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, está hospedado num hotel onde se encontram também os presidentes do Congo, Denis Sassou Nguesso, e do Sudão, Omar al-Bashir, assim como o rei de Marrocos, Mohamed VI.

Além da sua participação no certame, o vice-presidente de Angola vai, entre outros encontros, dialogar com o Primeiro-Ministro da Índia, Nerendra Modi.

Ainda no âmbito das reuniões bilaterais, prevê-se um encontro entre o chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, e sua homóloga da Índia, Sushman Swaraj.

Em breves declarações à imprensa, na terça-feira, em Nova Deli, Georges Chikoti declarou que a índia tem interesse em poder financiar projectos em Angola e nessas reuniões vão tratar temas na área da cooperação entre a Índia e Angola, em ramos específicos como agricultura e tecnologias de comunicação.

Relativamente à cimeira, referiu que há uma declaração e um acordo de parceria estratégica entre o continente africano e a Índia, documentos que vão constituir agenda dos chefes de Estado, após terem sido tratados pelos peritos, e na reunião ministerial, ocorrida na terça-feira.

Depois da aprovação, pelos chefes de Estado e de governos, esses documentos vão suportar a base da cooperação Índia-África.

Também fazem parte da delegação angolana os titulares das pastas da Agricultura, Pedro Afonso Canga, e o das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

A este nível de representação Angola esteve ausente nas anteriores cimeiras por estas terem obedecido um modelo selectivo de participação, ao contrário da presente.

A I Cimeira Índia-África realizou-se em 2008, em Nova Deli, e a II em 2011, em Addis-Abeba, com o propósito de reforçar a cooperação económica e o estabelecimento de novas parcerias em diversos domínios. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA