III Cimeira Índia-África: Primeiro-Ministro indiano enaltece importância da juventude

Foto em família dos Líderes Africanos com Narendra Modi, Primeiro-ministro indiano na Cimeira Índia - África (Foto: Prakash Singh)
Foto em família dos Líderes Africanos com Narendra Modi, Primeiro-ministro indiano na Cimeira Índia - África (Foto: Prakash Singh)
Foto em família dos Líderes Africanos com Narendra Modi, Primeiro-ministro indiano na Cimeira Índia – África (Foto: Prakash Singh)

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, destacou hoje, em Nova Deli, a importância da juventude pelo facto de dois terços da população do seu país e outros dois terços da população africana terem idade inferior aos 35 anos.

Ao proceder à abertura da III Cimeira Índia- África, Narendra Modi disse que olhando para o futuro, algo precioso une a Índia e África, a juventude, e se o futuro a esta pertence, então este século pertence a Índia e a África.

A seu ver, África e Índia constituem dois importantes pontos de esperança e oportunidades na economia global.

O chefe do governo indiano disse que o seu país está profundamente honrado, pela presença dos representantes dos 53 países africanos, acrescentando que o mundo é mais rico graças à soberania dos estados africanos.

Entretanto, sublinhou a necessidade de as duas partes enriquecerem-se mutuamente e de fortalecerem os seus laços nos mais variados domínios, numa base de parceria e prosperidade.

Os chefes de estado e de governos de 53 países africanos e da Índia estão reunidos desde a manhã de hoje, em Nova Deli, incluindo o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, que representa o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Subordinada ao tema “Parceiros no progresso: no caminho para uma agenda de desenvolvimento dinâmica e transformadora”, esta é a terceira cimeira do género, destinada ao reforço da cooperação económica e de parcerias em diversos domínios entre a Índia e o continente africano.

Nova Deli alberga o evento pela segunda vez, já que o fez também em 2008, cabendo a Addis-Abeba a realização seguinte, em 2011.

Sobre a mesa estão uma declaração e um acordo de parceria estratégica entre o continente africano e a Índia, documentos que vão dar suporte à cooperação Índia-África, depois de aprovados pelos chefes de Estado e de governos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA