III Cimeira Índia-África: Chefe da diplomacia angolana está em Nova Deli

Ministro das Relações Exteriores de Angola, ,Georges Chikoti (Foto: Pedro Parente/Arquivo
Ministro das Relações Exteriores de Angola, ,Georges Chikoti (Foto: Pedro Parente/Arquivo
Ministro das Relações Exteriores de Angola, ,Georges Chikoti (Foto: Pedro Parente/Arquivo

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, está desde hoje em Nova Deli, para os trabalhos da III Cimeira Índia-Africa, a decorrer na capital indiana.

A delegação angolana ao evento vai ser encabeçada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, cuja chegada a Nova Deli está prevista para terça-feira (27 de Outubro.

A Angop soube de fonte diplomática que vão integrar igualmente a representação angolana os ministros da Agricultura, Afonso Pedro Canga, de Energia e Águas, João Baptista Borges e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

A III Cimeira de Chefes de Estado e de Governos terá lugar quinta-feira (dia 29) e vai ser antecedida de uma Reunião Ministerial (dia 27), esta, entretanto, precedida de um encontro de Altos Funcionários (dia 26).

Para o dia da cimeira o programa reserva um banquete, oferecido pelo Chefe de Estado indiano aos representantes africanos e um dia depois decorrerão encontros bilaterais.

Dados disponíveis referem que a Índia tornou-se num dos maiores investidores em países africanos, cobrindo sectores como do petróleo e gás, da indústria petroquímica, tecnologias de informação, infra-estruturas, agricultura e saúde.

O país asiático tem resgistado nos últimos tempos avanços significativos na agricultura, indústria e tecnologia.

A Índia realizou uma revolução verde de 1967 a 1978, que permitiu transformar-se num modelo de desenvolvimento agrícola, sendo actualmente um dos 10 maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo.

A I Cimeira Índia-África realizou-se em 2008, em Nova Deli, e a II em 2011, em Addis-Abeba, com o propósito de reforçar a cooperação económica e o estabelecimento de novas parcerias em diversos domínios. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA