Huíla: Sogangelas com mais de 14 mil plantas de frutas para distribuir

Huíla: Perímetro irrigado das Gangelas (Foto: Romme Ananás)
Huíla: Perímetro irrigado das Gangelas (Foto: Romme Ananás)
Huíla: Perímetro irrigado das Gangelas (Foto: Romme Ananás)

A direcção da Sociedade de Gestão do Perímetro Irrigado das Gangelas (Sogangelas), no município da Chibia, província da Huíla, vai importar este ano, a partir da África do Sul, 14 mil e 100 pés de plantas de frutas diversas, com o intuito de distribuir aos camponeses, agricultores e público em geral.

A informação foi prestadas sábado, à Angop, pela directora técnica da infra-estrutura de apoio a produção, Josefa da Silva, referindo que serão trazidas sete mil mangueiras, duas mil laranjeiras, igual número de limoeiros e tangerineiras.

Josefa da Silva que não avançou os custos da importação, informou que serão igualmente comprados na África do Sul, a título experimental, 700 goiabeiras, 200 macieiras e 100 pereiras, tendo em conta que será a primeira vez que a Sogangelas adquiri tais plantas.

Referiu que as fruteiras serão comercializadas ao preço único de mil kwanzas cada pé, na perspectiva de se repor os valores de aquisição, assim como permitir a novas importações do produto.

Diante deste cenário, a responsável aproveitou a ocasião para apelar a todos os interessados em adquirir as plantas a se dirigirem às suas instalações naquela localidade situada 42 quilómetros a sul do Lubango.

Com 181 mil e 431 habitantes, a Chibia é um município potencialmente agro-pecuário. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA