Huíla: Peregrinos afluem Muxima do Toco

Fiéis na peregrinação ao Santuário da Muxima do Toco (Foto: Morais Silva)
Fiéis na peregrinação ao Santuário da Muxima do Toco (Foto: Morais Silva)
Fiéis na peregrinação ao Santuário da Muxima do Toco (Foto: Morais Silva)

Uma missa de acolhimento de peregrinos será hoje, à noite, realizada no quadro da IV Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima do Toco, comuna do Hoque, município do Lubango, na Huíla, que começa no sábado, onde chegaram já os primeiros fiéis idos do Namibe e Benguela.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, naquele sector que dista a 35 quilómetros do Lubango, o pároco da Muxima, padre Américo Costa Gomes, afirmou que os peregrinos já se fazem ao Toco, estando na via mais 44 autocarros idos de Luanda, que devem escalar o Santuário por volta das 18 horas.

“Temos igualmente a confirmação de que os peregrinos de Malanje, Cuando Cubango, Cunene, Uíge, Huambo, também estão a caminho”, disse.

Lembrou que reforçar a fé e a esperança nos fiéis é o objectivo central da Peregrinação que decorre de sábado a domingo sob o lema: “Baptizados no mesmo espírito formemos um só corpo”.

Pelo menos dez mil fiéis farão parte do evento que terá a sua missa pontifical presidida pelo bispo diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes.

A actividade religiosa vai abordar questões ligadas à família em vigílias, encerrando no domingo com a missa de reforço espiritual.

O programa prevê uma missa inaugural no sábado, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, procissão de velas e via sacra. No Domingo acontece a missa pontifical, a ser dirigida pelo bispo de Viana, dom Joaquim Ferreira Lopes.

A paróquia da Nossa Senhora da Muxima do Toco está situada na comuna do Hoque e foi inaugurada em 2012. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA