Huíla: Estudantes doam sangue às unidades sanitárias do Lubango

Huíla: estudantes doam sangue (Foto: Morais Silva)
Huíla: estudantes doam sangue (Foto: Morais Silva)
Huíla: estudantes doam sangue (Foto: Morais Silva)

Trinta estudantes do curso de análises clínicas afectos à Escola de Formação de Técnicos da Saúde do Lubango doaram sangue ao Hospital Central, Maternidade e Pediatria local, sábado, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.

Falando à Angop, após o acto, o director da escola, David Luís, afirmou que a intenção é ajudar estas unidades sanitárias a mitigar a carência de sangue.

Segundo David Luís, os estudantes dividiram-se em três grupos compostos por dez, cada, onde o objectivo foi também o de incutir nos futuros enfermeiros o espírito da solidariedade, uma vez que sua tarefa como profissional é dar e salvar vidas.

Indicou que o Hospital António Neto, a maternidade Irene Neto e a pediatria Pioneiro Zeca têm registado muitas patologias que requerem transfusões de sangue, mas devido a rotura da reserva recorrem aos préstimos dos familiares dos pacientes.

David Luís referiu que o mês passado um grupo de alunos do curso de enfermagem entregou 80 litros de sangue aos centros de hemoterapia destas instituições sanitárias, estando previstas para Novembro próximo mais uma doação.

A Escola técnica de saúde do Lubango conta com oito cursos e três de especialidade (Parteiras, Instrumentalização cirúrgica e anestesia), os restantes são Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Raio X, Farmácia, Analises Clínicas, Saúde Ambiental e Estomatologia.

Frequentam na mesma dois mil e 250 alunos incluindo os municípios. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA