Huíla: Chibia ganha duas novas escolas este ano

Huila: chibia ganha novas escolas (Foto: Angop)
Huila: chibia ganha novas escolas (Foto: Angop)
Huila: chibia ganha novas escolas (Foto: Angop)

A rede escolar no município da Chibia, a 40 quilómetros a sul do Lubango, província da Huíla, vai registar um crescimento quando forem inauguradas, ainda este ano, duas novas infra-estruturas de ensino, construídas de raiz no âmbito do programa de combate à pobreza, informou a administradora, Otília Noloti Vianney.

Ao falar à Angop, hoje, naquela circunscrição, a administradora fez saber que os estabelecimentos escolares comportam, cada um, sete salas de aula, secretaria, gabinete para o director, cantina, pátio, assim como sanitários para os alunos e corpo docente.

Ambas escolas, fez saber Otília Vianney, vão albergar mil e 120 alunos em dois turnos, sendo que uma foi construída na vila sede no sector de Tua “B” e outra na comuna de Capunda Cavilongo a 60 quilómetros da vila sede e serão inauguradas ainda no decurso deste ano.

A construção das escolas, frisou a responsável, vai possibilitar a inserção de mais crianças no sistema de ensino e permitir que as mesmas passem a estudar em condições pedagógicas mais aceitáveis.

As mesmas começaram a ser construídas em 2014, sendo que as obras conheceram um atraso na sua conclusão devido a falta de verbas.

A Chibia dispõe de uma rede escolar compostas por 111 unidades que vão desde o ensino primário ao secundário do segundo ciclo, cujo funcionamento é assegurado por 956 professores. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA