Huíla: Administração intensifica processo de registo civil em zonas rurais

Huíla: Administração municipal do Cuvango (Foto: Fernando Jamba)
Huíla: Administração municipal do Cuvango (Foto: Fernando Jamba)
Huíla: Administração municipal do Cuvango (Foto: Fernando Jamba)

A administração municipal do Cuvango, província da Huíla, está intensificar o processo de registo civil nas comunidades rurais para dar resposta ao abrigo do despacho presidencial de 5 de Setembro de 2013, que orienta a extensão dos serviços a todas as aldeias, para torná-los mais efectivo, inclusivo e célere.

A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo administrador municipal do Cuvango, Miguel Luís, referindo ser uma campanha de rotina que será extensiva à todas as localidades do município, com vista a tornar os serviços mais próximos dos utentes, sobretudo os idosos, mulheres gestantes e crianças.

Segundo o administrador, por falta de técnicos na conservatória, estão ser instruídos professores que estão ajudar na dinamização do processo, que através de um documento vindo das autoridades do poder tradicional, da igreja ou uma testemunha são registados.

O administrador disse que parte da população do Cuvango está carente destes serviços, razão pela qual está ser implementado o processo de intensificação às comunidades rurais, pois os cidadãos estão consciencializados sobre a importância do registo.

Enalteceu a iniciativa do sector da Justiça, tendo garantido o empenho das autoridades administrativas locais para mobilizar a população para o registo civil. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA