Huambo: Preparados mais de 500 mil hectares de terras agricultáveis

Emitério Tiago - Director Provincial do Huambo da Agricultura (Foto: Edilson Domingos)
Emitério Tiago - Director Provincial do Huambo da Agricultura (Foto: Edilson Domingos)
Emitério Tiago – Director Provincial do Huambo da Agricultura (Foto: Edilson Domingos)

Quinhentos e quatro mil e 31 hectares de terras aráveis foram preparados pelos camponeses da província do Huambo na presente época agrícola, aberta em Setembro.

O director local da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, Emitério Tiago, perspectivou hoje, quinta-feira, à Angop, uma boa colheita, uma vez que as terras aráveis foram corrigidas com calcário dolomítico.

Disse estarem envolvidas na presente campanha agrícola 202 mil e 70 famílias, organizadas em associações e cooperativas camponesas, sendo que algumas famílias são assistidas directamente pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

Emitério Tiago disse que a direcção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas prevê apoiar 500 pequenos produtores com crédito agrícola de campanha.

O responsável esclareceu que a intervenção dos parceiros do Governo na presente campanha agrícola visa fazer com que as famílias e pequenos produtores apostem numa agricultura comprometida com a diversificação da economia nacional, reduzindo a fome e a pobreza nas comunidades.

Situada na zona centro-sul do país, a província do Huambo possui uma extensão territorial de 34 mil 270 quilómetros quadrados, habitados por cerca de dois milhões de cidadãos, distribuídos nos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Mungo, Ecunha, Longonjo, Chinjenje, Londuimbali e Ucuma. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA