Filipe Mukenga apresenta clássicos no Show do Mês

Músico Filipe Mukenga (Foto: Angop/Arquivo)
Músico Filipe Mukenga (Foto: Angop/Arquivo)
Músico Filipe Mukenga (Foto: Angop/Arquivo)

O artista angolano Filipe Mukenga vai apresentar os clássicos da música angolana, da sua autoria, no projecto Show do Mês, sexta e sábado no hotel Royal Plaza, informou o próprio.

Temas como “Nvula”, “Weza”, “Blues Pala Nguxi”, “Fruto Maduro”, “Fio de Cabinda”, “Dikixi”, “Kianda Kianda”, “Eu vi Luanda”, “Ndilo Keva” e “Mulogi” fazem parte do repertório do músico, considerada uma das principais referências da cultura nacional.

Acompanhado pela Banda Show do Mês, o autor do célebre trecho “Angola no coração” vai viajar pelos vários sucessos ao longo da carreira, procurando proporcionar duas noites intimistas em torno do World Music.

Filipe Mukenga começou a tocar em 1964 por influência dos Beatles. Colaborou com grupos como: Os Brucutus, os Indómitos, The Five Kings, The Black Stars, Os Rocks, os electrónicos, os Jovens e Apollo XI.

Gravou o seu primeiro álbum, “Novo Som”, em 1990. Colabora ainda num dos temas do disco “Mingos & Samurais”, de Rui Veloso. Em 31 de Maio de 1991 actua, conjuntamente com Os Tubarões, no Coliseu dos Recreios.

“Kianda Kianda”, o seu segundo álbum gravado em Paris pela editora Lusáfrica, lançado em 1994. Em 1996 é gravado o lítero-musical intitulado “O Canto da Sereia: o Encanto” em que é co-autor com Filipe Zau.

Outros cantores presentes no disco são Carlos Burity, Katila Mingas, Paulo Flores, Dino, Eduardo Paim e Fernando Tordo.

Em 2003 colocou no mercado o seu terceiro disco intitulado “Mimbu Iami” gravado no Brasil e em Portugal.

Cinco anos depois, isto em 2008, recebe, conjuntamente com Filipe Zau o prémio Common Ground Music Award, atribuído pela associação “Search for Common Ground”.

“Nós somos nós” é o título do quarto disco do músico gravado no Brasil. Contou com a direcção de Zeca Baleiro. Ivan Lins e Martinho da Vila também colaboram no disco.

O projecto Show do Mês, que estreou em Janeiro de 2014, visa valorizar a música e os músicos angolanos, resgatar os cantores de vanguarda, em particular, e dar espaço a novos talentos sem oportunidades de se mostrarem.

Já passaram pelo Show do Mês músicos como Selda, um misto de vozes femininas, Pedrito, Gabriel Tchiema, Robertinho, um grupo de jovens a interpretar Teta Lando, José Kafala, Ricardo Lemvo, Irina Vasconcelos entre outros. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA