Falecido ontem na África do Sul Mvuzo Mbebe será sepultado na próxima terça-feira

Mvuzo Mbebe, durante a Conferência de Imprensa da CAF no Sandton Sun Hotel, em Joanesburgo, em Fevereiro de 2013. (Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)
 Mvuzo Mbebe, durante a Conferência de Imprensa da CAF no Sandton Sun Hotel, em Joanesburgo, em Fevereiro de 2013. (Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)
Mvuzo Mbebe, durante a Conferência de Imprensa da CAF no Sandton Sun Hotel, em Joanesburgo, em Fevereiro de 2013, ano em que se manifesta a doença incurável.
(Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)

Ex-executivo da SABC, responsável em 2013 no Campeonato Africano das Nações (CAN) e CEO do  Comité Organizador Local do Campeonato Africano das Nações (CHAN), Mvuzo Mbebe (52 anos) faleceu ontem, na África do Sul. A morte clínica ocorreu às 22h30 de segunda-feira, 19 de Outubro, 2015, no Hospital Privado ARWYP em Kempton Park, depois de perder a batalha contra o cancro do cólon.

Mbebe que foi também secretário geral do Conselho da  Zona 5 da União Africana, debatia-se desde 2013, com um câncer do cólon, tendo sido submetido a tratamento contínuo desde então.

O súbito agravamento do seu estado de saúde obrigou o internamento  na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital ARWYP (UTI) na quinta-feira 8 outubro, 2015.

Mvuzo MBebe deixa  esposa Nomalungelo (Noma) e dois filhos –  Avuziwe NTSIKA com 18 e 11 anos, respectivamente. Deixa igualmente a sua mãe, Thenjiwe Ngqula, irmão e irmã Andile Mona Lisa.

MVuzo MBebe, de fato bege e colete azul, ao lado do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, durante a última visita em Luanda, Agosto de 2015, para informações sobre os trabalhos da Vila Olímpica de Benguela. (Foto: Portal de Angola)
MVuzo MBebe, de fato bege e colete azul, com sinais visíveis de debilidade, ao lado do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba (Galeria dos Desportos), durante a última visita a Luanda, Agosto de 2015, para informações sobre os trabalhos da Vila Olímpica de Benguela.
(Foto: Portal de Angola)

O Presidente da SAFA, Danny Jordaan disse que o país  perdeu um dos maiores administradores de Desportos dos tempos modernos.

“A contribuição de Mvuzo ao Desporto neste país está bem documentada. Ele lutou contra a segregação racial e até à sua morte; esforçou-se pela excelência desportiva. Que a sua alma descanse em paz! “, disse o presidente da SAFA.

O dirigente desportivo sul africano será sepultado em sua casa em UMzimkhulu, KwaZulu-Natal, na próxima terça feira.

Um serviço memorial em sua homenagem será realizada na quinta-feira 22 de outubro, 2015 às 13h00 no Nossa Senhora de Loreto Igreja Católica, 3 Kweper Street, Kempton Park.

O funeral terá lugar em sua casa em Lourdes Missão, Mzimkhulu, Eastern Cape, das 9h00 no dia 27 Outubro de 2015.

PERFIL

Farmacêutico treinado, Mvuzo dedicou a maior parte da sua carreira à gestão desportiva, ocupando diversas posições séniores, incluindo os cargos de:

• Secretário-Geral / Tesoureiro do Conselho Superior dos Desportos em África, Zona VI
• CEO – Orange CAN 2013 e CHAN 2014 Comité Organizador Local
• CEO – National Sports Conseil
• Membro – 1999 All Africa Games (Comité Organizador local )
• Secretário-Geral – Atletismo África do Sul

Mvuzo também ocupou o cargo de Executivo do Grupo de Empresas de conteúdos na SABC.

Mvuzo tocou a vida de tantas pessoas durante o seu tempo entre nós. Será lembrado pela  excelência do seu trabalho e também pelo infindável amor ao próximo,pela sua extraordinária vontade

de ajudar, quem a ele solicitasse.

A família agradece a todos aqueles que tomaram tempo para visitá-lo no hospital, bem como aqueles que ele se lembravam dele  através das orações. (SAFA Mídia)

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS CONSTERNADO COM A MORTE DE MVUZO MARTIN MBEBE

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS

MVuzo MBebe, o segundo a contar da esquerda, no último encontro com a delegação angolana e membros da Zona 5, em Brazzaville (4-9-2015), antes do seu passamento físico. (Foto: Portal de Angola)
MVuzo MBebe, o segundo a contar da esquerda, no último encontro com a delegação angolana e membros da Zona 5, em Brazzaville (4-9-2015), um mês antes do seu passamento físico.
(Foto: Portal de Angola)

Foi sob o manto da surpresa e dor, que tomei conhecimento do desaparecimento físico, no Hospital Privado ARWYP, em Kempton Park, África do Sul, do Dr. MVUZO MARTIN MBEBE, Secretário-geral da Região 5, vítima de prolongada doença.

Este infausto acontecimento ocorre no momento em que juntos estabelecemos as bases, para a realização em Angola dos Jogos Africanos da Região 5, em Dezembro de 2016.

MVUZO MARTIN MBEBE, apesar de fortemente debilitado pela doença, nunca demonstrou  fraqueza, durante a vigência do seu mandato na Região, onde inclusive, encorajou Angola a prosseguir com a realização dos Jogos, apesar da crise que afecta a sua economia.

O Secretário-geral e membro executivo da SABC (empresa de conteúdos áudiovisuais); no (Comité Sul Africano do Desporto) era uma presença frequente em Angola, onde deixou também o seu legado, como homem de princípios e figura notável do Desporto em África.

A sua morte deixa um enorme vazio difícil de preencher, pela dinâmica e rigor que emprestou  ao seu trabalho, enquanto dirigente e proeminente figura do Desporto no continente.

Nesta hora de dor e luto em meu nome próprio dos desportistas e do Ministério da Juventude e Desportos curvo-me perante sua memória, endereçando à família enlutada os mais sentidos pêsames.

Paz à sua Alma!

GABINETE DO MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, em Luanda, aos 20 de Outubro de 2015.

NA AUSÊNCIA DO MINISTRO,

ALBINO DA CONCEIÇÃO JOSÉ

(SECRETÁRIO DE ESTADO)

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA