EUA: Ben Carson supera Donald Trump nas intenções de voto republicanas

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Ben Carson conseguiu superar pela primeira vez o magnata Donald Trump a nível nacional, na batalha pela indicação presidencial republicana, em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

O neurocirurgião e novato político Carson, que se apresenta como único candidato negro à Casa Branca para 2016, reuniu 26% das intenções de voto entre os eleitores republicanos interrogados pelo jornal The New York Times e pela rede de televisão CBS News.

Trump acumulou 22% das intenções de voto, mas a vantagem de Carson, firme defensor do porte de armas e totalmente contrário ao aborto, cai dentro da margem de erro da pesquisa, de +/-6%.

Os dois concorrentes chegaram recentemente à política e seu avanço considerável diante de outros candidatos reflecte o apetite dos eleitores republicanos por representantes novatos que rompam o establishment político a mais de 13 meses das eleições presidenciais.

O senador pela Florida (sudeste) e filho de imigrantes cubanos Marco Rubio, chega ao terceiro lugar com apenas 8% dos votos, à frente do ex-governador deste estado Jeb Bush, irmão e filho de ex-presidentes, que empata em 7% com Carly Fiorina, ex-directora executiva da gigante informática Hewlett-Packard.

A pesquisa mostra, sobretudo, a indecisão dos eleitores, já que sete em cada dez republicanos que optaram por um candidato também disseram que era muito cedo, para expressarem a quem dariam o seu apoio definitivo.

Apenas 28% disseram que a escolha expressada na pesquisa era definitiva.

A pesquisa realizada por telefone entre 20 e 25 de Outubro englobou 575 republicanos que votarão nas primárias e foi publicada na véspera do terceiro debate do partido, no qual participarão os dez candidatos em disputa. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA