Ler Agora:
EUA: Ben Carson supera Donald Trump nas intenções de voto republicanas
Artigo completo 2 minutos de leitura

EUA: Ben Carson supera Donald Trump nas intenções de voto republicanas

(AFP)

(AFP)

Ben Carson conseguiu superar pela primeira vez o magnata Donald Trump a nível nacional, na batalha pela indicação presidencial republicana, em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

O neurocirurgião e novato político Carson, que se apresenta como único candidato negro à Casa Branca para 2016, reuniu 26% das intenções de voto entre os eleitores republicanos interrogados pelo jornal The New York Times e pela rede de televisão CBS News.

Trump acumulou 22% das intenções de voto, mas a vantagem de Carson, firme defensor do porte de armas e totalmente contrário ao aborto, cai dentro da margem de erro da pesquisa, de +/-6%.

Os dois concorrentes chegaram recentemente à política e seu avanço considerável diante de outros candidatos reflecte o apetite dos eleitores republicanos por representantes novatos que rompam o establishment político a mais de 13 meses das eleições presidenciais.

O senador pela Florida (sudeste) e filho de imigrantes cubanos Marco Rubio, chega ao terceiro lugar com apenas 8% dos votos, à frente do ex-governador deste estado Jeb Bush, irmão e filho de ex-presidentes, que empata em 7% com Carly Fiorina, ex-directora executiva da gigante informática Hewlett-Packard.

A pesquisa mostra, sobretudo, a indecisão dos eleitores, já que sete em cada dez republicanos que optaram por um candidato também disseram que era muito cedo, para expressarem a quem dariam o seu apoio definitivo.

Apenas 28% disseram que a escolha expressada na pesquisa era definitiva.

A pesquisa realizada por telefone entre 20 e 25 de Outubro englobou 575 republicanos que votarão nas primárias e foi publicada na véspera do terceiro debate do partido, no qual participarão os dez candidatos em disputa. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »