É oficial: o Roaming vai chegar ao fim

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

O roaming foi completamente banido em smartphone em todo o território da União Europeia. A decisão terá efeito a partir de junho de 2017.

Em votação no Parlamento Europeu, a deputada Pilar del Castillo afirmou que “a abolição das taxas de roamings tem sido esperada por toda a gente: pessoas normais, startups, pequenas e médias empresas e todos os tipos de organizações”.

Ainda que as taxas de roaming estejam banidas a partir de 15 de junho de 2017, a partir de 30 de abril de 2016 há novos preços máximos. Em roaming, o preço de um minuto de chamada não pode ser mais de 0,05 euros para além do que o cidadão paga no seu país, assim como dois cêntimos por mensagem escrita e cinco cêntimos por megabyte usado.

Os custos das chamadas recebidas em roaming vão ser determinados ainda este ano e deverá ser menor que as chamadas efetuadas.

Se as operadoras conseguirem provar que não conseguem recuperar os custos e que afeta os seus preços domésticos, as autoridades de regulação nacionais podem autorizar um imposto mínimo de sobretaxa em circunstâncias excepcionais. (techaominuto)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA