Cuando Cubango: Abertas actividades alusivas ao 54 aniversário da cidade de Menongue

Ângulo da rua principal da cidade de Menongue (Foto: Armandio Morais)
Ângulo da rua principal da cidade de Menongue (Foto: Armandio Morais)
Ângulo da rua principal da cidade de Menongue (Foto: Armandio Morais)

As festas da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram abertas esta sexta-feira, com a exposição de produtos agrícolas cultivados na região, com destaque para milho, massango, massambala, feijão-frade, hortícolas, bem como de artes culturais locais, uma cerimónia orientada pelo seu administrador municipal, Miguel Dala “Popular”.

Em breves palavras aos expositores, o administrador municipal de Menongue incentivou os munícipes no sentido de afluírem às actividades programadas para o efeito, uma vez que a data das comemorações dos 54 anos da existência da circunscrição acontece no próximo dia 21 do corrente mês.

Segundo Miguel Dala, é preciso que os habitantes do município de Menongue participam das actividades programadas para os 54 anos da cidade, que hoje apresenta inovações visíveis e que satisfazem os seus munícipes, com destaque para o seu crescimento infraestrutural nos sectores da educação, saúde, habitação, água, energia eléctrica, entre outros.

Destacou que o desenvolvimento da cidade de Menongue é bastante notável, fruto do empenho do governo e dos seus habitantes, em que passados, apena 13 anos de paz efectiva, a sua imagem está a mudar positivamente, pelo que os munícipes, com destaque para os empresários que actuam no mercado local devem dar maior contributo nas tarefas que tendem ao seu contínuo desenvolvimento.

Apresentou como maiores desafios para a melhoria da vida dos seus habitantes, o abrangente fornecimento de água potável, fornecimento de energia eléctrica, criação de condições para a garantia contínua e segura da assistência médica e medicamentosa, recuperação das vias secundárias e terciárias para melhor transitabilidade de pessoas e bens, entre outras acções prementes viradas para a satisfação de quem viva em Menongue.

Em alusão a esta data, a administração municipal realizou hoje, sábado, uma campanha de limpeza e embelezamento da cidade capital do Cuando Cubango, que contou com a participação dos funcionários da instituição, jovens da JMPLA e residentes na urbe, consubstanciadas na recolha do lixo, pintura de lancis, árvores, numa jornada que será contínua e denominada “Cidade limpa de Menongue”.

Consta das actividades da efeméride, apresentação de três primeiros grupos carnavalescos, campeonato de futebol, corrida de moto-crosse sénior e júnior, inauguração de infra-estruturas sociais, feira de saúde, palestra sobre educação moral e cívica da juventude, visita a locais de interesse histórico e turístico, jantar de gala e no dia 21, data do aniversário, deposição de uma coroa de flores a um soldado desconhecido, debate radiofónico sobre o historial de Menongue e espectáculo músico – cultural.

A 21 de Outubro de 1961, o Diploma Legislativo Ministerial nº 51, cria o distrito do Cuando Cubango e fixa Serpa Pinto, como sua capital. Nesta data foi elevada à categoria da cidade a antiga Vila de Serpa Pinto.

O povoamento de Menongue intensificou-se a partir da constituição do Distrito do Cubango, em 1920, facto que terminou a fundação oficial da Vila de Serpa Pinto, em 1921. A constituição do 1º Posto Administrativo de Serpa Pinto terá ocorrido dois anos mais tarde, em 1923.

O município de Menongue, posto por três comunas, nomeadamente Missombo, Caiundo e Jamba Cueio, tem uma população estimada em 306 mil e 622 habitantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA