Crise dos refugiados: Arrancou operação militar da União Europeia contra tráfico humano (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Arrancou esta quarta-feira a operação militar da União Europeia contra o tráfico humano.
A chamada “missão Sophia”, aantiga EUNAVFOR-Med, rebatizada com o nome de uma bebé que nasceu num barco patrulha em Agosto, conta então com mais meios.

Seis navios estão já em águas internacionais ao largo da Líbia, incluindo um porta-aviões italiano, uma fragata francesa, uma britânica e uma espanhola, além de dois navios alemães.
Pelo menos outras três embarcações das marinhas da Bélgica, Reino Unido e Eslovénia são esperadas no final do mês para completar a operação, que inclui também quatro aeronaves e mais de 1.300 efetivos.

Na primeira fase, tinha como objetivo a recolha e análise de informação sobre as redes de tráfico e está em marcha desde junho.
Agora deve ter uma intervenção mais concreta e pode mesmo recorrer à força militar.

A União Europeia deu luz verde à operação em águas internacionais em setembro, mas os navios não estão, para já, autorizados a perseguir traficantes em águas líbias.

Recorde-se que mais de cem pessoas morreram afogadas ao largo da Líbia nos últimos dias. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações dezenas de corpos foram encontrados em duas praias do país.
O alerta partiu do Crescente Vermelho líbio, segundo o qual 85 corpos foram encontrados numa praia e outros dez noutra. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA