Crianças em idade escolar beneficiam de informação sobre alimentação saudável

Participantes na sessão de lançamento do Projecto Nutricional (Foto: Gaspar dos Santos)
Participantes na sessão de lançamento do Projecto Nutricional (Foto: Gaspar dos Santos)
Participantes na sessão de lançamento do Projecto Nutricional (Foto: Gaspar dos Santos)

As crianças em idade escolar, em especial as do ensino primário de Angola, vão receber a partir do ano lectivo 2016 informações nutricionais, em sala de aula, com a implementação do programa Crianças Saudáveis, iniciativa da empresa Nestlé Angola em parceria com os ministérios da Educação, da Saúde e da Agricultura.

Segundo o director Nacional da Acção Social do Ministério da Educação, Domingos Torres, que falava à Angop à margem da sessão de lançamento, o programa visa educar, informar e sensibilizar a comunidade estudantil, principalmente às crianças da primária, para uma alimentação saudável, melhorando o conhecimento sobre os hábitos alimentares, higiene pessoal e ambiental.

Para efeito, informou, foi elaborado um manual para os professores e cadernos de actividades para os alunos.

Durante o corrente ano (2015) foram capacitados os formadores nacionais para a futura implementação do programa, que contam já com 12 formadores nacionais.

O objectivo, disse, é formarem 12 formadores para cada província (18) e esse grupo transmitirá a informação de forma faseada a todos os outros professores primários.

Por sua vez, a médica nutricionista Madalena Silva, uma das integrantes da produção do manual, fez saber que o manual está subdividido em 4 temas, nomeadamente “ A nutrição como ciência”, “Pirâmide Alimentar”, “Higiene e Segurança Alimentar” e “Actividades físicas”.

Madalena Silva revelou ainda que serão um complemento dos manuais escolares de estudo do meio, português e educação moral e cívica.

O aprendizado da referida matéria, segundo a médica, vai ajudar na manutenção de peso saudável por parte das crianças, evitando no futuro doenças como diabetes, hipertensão arterial, problemas do coração e bócio.

Uma alimentação saudável consiste em equilibrar os vários nutrientes que contém os alimentos de maneira doseada numa única refeição.

Os 12 formadores nacionais foram capacitados por nutricionais que estiveram também na elaboração do material.

Ainda para a elaboração do material foi criada uma comissão com técnicos dos ministérios da Educação, da Saúde e da Agricultura.

A iniciativa da Nestle foi implementada em 2009, com 80 países já beneficiados, atendendo 8 milhões de crianças e conta com a colaboração de 300 parceiros. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA