Criada Federação Angolana do Desporto Escolar

Os participantes da careimónia de apresentação da Federação Angolana do Desporto Escolar, na Galeria dos Desportos. (Foto: Portal de Angola)
Os participantes da careimónia de apresentação da Federação Angolana do Desporto Escolar, na Galeria dos Desportos. (Foto: Portal de Angola)
Os participantes da cerimónia de apresentação da Federação Angolana do Desporto Escolar, na Galeria dos Desportos.
(Foto: Portal de Angola)

A Federação Angolana do Desporto Escolar foi criada hoje, em Luanda, onde foi rubricado o documento pelos ministros da Educação, Pinda Simão, e da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

O ministro Gonçalves Muandumba falando à mídia nacional. (Foto: Portal de Angola)
O ministro Gonçalves Muandumba falando à mídia nacional.
(Foto: Portal de Angola)

O acto decorreu na Galeria dos Desportos, no complexo da Cidadela, na presença de directores nacionais e de técnicos afectos aos dois ministérios, que trabalharam nos documentos que culminaram com o surgimento da instituição em referência.

Em declarações à imprensa, o ministro Gonçalves Muandumba referiu que, apesar do processo não estar ainda concluído, existem bases sólidas para que a mesma possa dar os primeiros passos e que em tempo oportuno os técnicos vão passar os suportes necessários.

Os ministros no acto de apresentação da Federação Angolana do Desporto Escolar. (Foto: Portal de Angola)
Os ministros no acto de apresentação da Federação Angolana do Desporto Escolar.
(Foto: Portal de Angola)

“ Ainda não é um trabalho acabado, mas a ideia é arrancarmos  e vamos ao longo do processo melhorar no que for necessário pelos técnicos dos nossos ministérios”, frisou.

António Gomes, Director Nacional dos Desportos, na abordagem dos elementos constitucionais da FADE. (Foto: Portal de Angola)
António Gomes, Director Nacional dos Desportos, na abordagem dos elementos constitucionais da FADE.
(Foto: Portal de Angola)

Por seu turno, Pinda Simão disse que o desporto escolar é uma preocupação permanente do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que deu orientações específicas no sentido de se dar os passos necessários para que o desporto escolar seja uma realidade.

As delegações dos Ministérios da Juventude e Desportos e da Educação examinando os pormenores da parceria federativa. (Foto: Portal de Angola)
As delegações dos Ministérios da Juventude e Desportos e da Educação examinando os pormenores da parceria federativa.
(Foto: Portal de Angola)

“Nós estamos à disposição do Ministério da Juventude e Desportos para que o desporto escolar venha ajudar o desporto federado no país”, adiantou.

Domingos Torres, especialista em Desporto Escolar do Ministério da Educação dissertando. (Foto: Portal de Angola)
Domingos Torres, especialista em Desporto Escolar do Ministério da Educação dissertando.
(Foto: Portal de Angola)

O surgimento da Federação Angolana do Desporto Escolar visa contribuir para o não abandono e insucesso escolar, promover a ampla divulgação do desporto escolar através da educação física,  servir de suporte do desporto de alto rendimento e ser o pilar de enquadramento das crianças e jovens que  nas escolas mostram as qualidades natas para o desporto. (portalangop.ao)

2 COMENTÁRIOS

  1. isso e um gesto louvável da parte dos dois ministerios em especialmente do ministerio da juventude e desporto, concluindo o ministerio da juventude e desporto poderia mais provedenciar campos desportivos relvado, lugar de lazer com psinas para efeito de natacao.

  2. this is a praiseworthy gesture from the two ministries in particular the youth and sports ministry, concluding the ministry of youth and sport could provide more turf sports fields, recreation place with swimming pool for swimming effect.

DEIXE UMA RESPOSTA