Controladores de tráfego aéreo instados a acompanhar os desafios do sector

Manuel Ceita, Presidente do Conselho de Administração da ENANA (Foto: Angop)
Manuel Ceita, Presidente do Conselho de Administração da ENANA (Foto: Angop)
Manuel Ceita, Presidente do Conselho de Administração da ENANA (Foto: Angop)

Os controladores de tráfego aéreo nacional foram nesta terça-feira aconselhados a acompanhar o desenvolvimento da indústria da aviação, que apresenta actualmente inovações ligadas à segurança operacional, como forma de garantir a prevenção de acidentes.

O apelo foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel de Ceita, quando intervinha na cerimónia de abertura das jornadas comemorativas do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, que se assinala nesta terça-feira.

“Estes desafios impõem-nos enormes responsabilidades no exercício da nossa actividade e levam-nos a melhorar a nossa postura enquanto profissionais da classe nas relações com todos os intervenientes da aviação, desde operadores, reguladores e fabricantes, ajudando na tomada de decisões colaborativas, a fim de harmonizar os espaços aéreos que possam ser navegáveis, de acordo com os parâmetros exigidos”, frisou.

De acordo com o responsável, o sector que dirige está atento aos desafios que o país enfrenta actualmente, o que exige dos profissionais da área uma maior responsabilidade no cumprimento da sua missão.

“É importante lembrar que os técnicos de tráfego aéreo desenvolvem um serviço muito sensível e de grande responsabilidade, razão pela qual este dia deve servir também para reflectir sobre a delicadeza desta profissão”, recomendou.

Estiveram presentes na cerimónia, membros do Conselho de Administração da ENANA, directores de área, técnicos do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic), controladores de tráfego aéreo, entre outros responsáveis.

O dia do Controlador de Tráfego Aéreo foi marcado com duas palestras subordinadas aos temas “A importância dos Normativos Técnicos Aeronáuticos, licenciamento dos Centros de Tráfego Aéreo, autorização de sobrevoos e aterragens e Serviços de Tráfego Aéreo” e “Reestruturação e classificação do espaço aéreo da FIR de Luanda”.

O Controlador de tráfego aéreo é o profissional encarregue de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido, emitindo autorizações aos pilotos, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo da sua jurisdição com o objectivo de prevenir colisões entre as aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos.

A Empresa Nacional de Navegação Aérea e Exploração de Aeroporto (ENANA) conta actualmente com 145 controladores de tráfego aéreo, colocados nos principais aeroportos do país, nomeadamente em Luanda, Catumbela (Benguela) e Lubango (Huíla). (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA