Comissão para a Política Social examina relatório de balanço do Governo

Vice-Presidente da República preside 9ª Sessão Ordinária da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros (Foto: Lucas Neto)
Vice-Presidente da República preside 9ª Sessão Ordinária da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros (Foto: Lucas Neto)
Vice-Presidente da República preside 9ª Sessão Ordinária da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros (Foto: Lucas Neto)

A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros reuniu-se nesta terça-feira, na sua 9ª sessão ordinária, em Luanda, tendo examinado o relatório de balanço da actividade do Governo referente ao 2º trimestre de 2015, no quadro da execução do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

Orientada pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, a sessão analisou outras acções desenvolvidas pelos órgãos da administração do Estado, com realce para os programas e as medidas de política destinadas ao sector social, refere o comunicado distribuído à imprensa.

“Entre os vários indicadores de desempenho do sector, há a registar um aumento do número de alunos matriculados nos vários níveis de ensino em todo o país, entre os quais mais de cinco milhões no ensino primário e mais de duzentos mil no ensino superior, tendo sido inaugurado, neste período, o Laboratório de Simulação Médica da Universidade Agostinho Neto”, lê-se.

Na área da saúde, o comunicado assinala que houve um incremento de cobertura, em todo território nacional, do número de crianças vacinadas contra o sarampo, a pólio e a administração da Vitamina A e uma redução significativa do número de mortes atribuídas à malária.

Acrescenta que foram também abertos os serviços de dermatologia, psiquiatria/saúde e reabilitação física, no Huambo, Malanje, Huíla e Benguela, bem como os serviços de hemodiálise, no Huambo e Benguela.

A nível da juventude e desportos, foram distribuídas mais 350 residências, abrangendo os bairros sociais da juventude do Namibe, da Chibia e da Cacula (na Huíla), da Ekunha e do

Losambo (no Huambo), da Lunda Norte e da Lunda Sul, tendo sido concluída, também, a construção do Centro de Recuperação Física para atletas de alta competição, sublinha.

No domínio da reintegração socioeconómica dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, o relatório destaca-se a formação profissional de um número elevado de ex-militares em diversas especialidades, a sua integração em vários projectos agrícolas, o aumento do número de bancarizados, o apoio à assistência médica e medicamentosa e o acesso a vários meios de locomoção e de suporte técnico.

Quanto à assistência e reinserção social, o comunicado indica que foram prosseguidas as acções de apoio social às pessoas carenciadas e em situação de vulnerabilidade, às populações afectadas pelas inundações e a seca, às crianças necessitadas e distribuídos meios de locomoção, equipamentos e kits profissionais.

No que se refere à família e promoção da mulher e ao desenvolvimento das comunidades rurais, continuaram as acções de capacitação das parteiras tradicionais, as campanhas de sensibilização contra a violência doméstica e o resgate de valores morais e cívicos, a execução dos projectos das aldeias de Caxicane e de Canaúlo, assim como o envolvimento de famílias camponesas na preparação e manutenção de terrenos agrícolas e capacitação em técnicas de irrigação.

Segundo o comunicado, na área da ciência e tecnologia foi elaborado um Plano Anual de Ciência, Tecnologia e Inovação e prosseguidas as acções que visam materializar os objectivos do Plano Nacional de Formação de Quadros, no sentido de promover o avanço científico e tecnológico do país. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA