Comboio da vacina volta a sair quinta-feira

Comboio (Foto: Luacano)
Comboio (Foto: Luacano)
Comboio (Foto: Luacano)

Mais de 60 técnicos de saúde vão voltar quinta-feira a percorrer de comboio os nove ramais dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), no trajecto Bungo -Viana, para dar continuidade à vacinação de crianças e mulheres em idade fértil a partir das estações, que teve início no dia 09 deste mês.

Em declarações à Angop, Felismina Neto, coordenadora da vacinação do Gabinete provincial da saúde de Luanda, referiu que, doravante, os vacinadores sairão todas as quintas-feiras de comboio para imunizar tanto crianças contra todos antigénios do calendário vacinal, como mulheres em idade fértil contra o tétano.

Acrescentou que, de sexta-feira a presente data, foram vacinadas cerca de cinco mil pessoas, das quais duas mil crianças e três mil mulheres em idade fértil, que efectuaram viagens de comboio.

A iniciativa conjunta com os CFL visa a actualização do calendário de vacinação, aumento da cobertura e introdução da segunda dose da vacina contra o sarampo, no âmbito da campanha de intensificação da vacinação de rotina, que teve início em Setembro e termina em Dezembro, com o objectivo de imunizar mais de 100 mil menores de dois anos de idade.

Ao longo do trajecto do comboio, os técnicos vão sensibilizando os passageiros, ofertando panfletos e afixando cartazes, bem como dando conselhos às mães com filhos menores a dirigirem-se ao posto fixo que está na sua paragem.

Nas nove paragens foram montados postos de vacinação, onde estão à disposição todas as vacinas que fazem parte do calendário de vacina: bcg, pólio, tétano, hepatite, febre amarela, pentavalente, rotavirus, pneumo 13 e vitamina A.

De acordo com Felismina Neto, “apesar de a prioridade recair para crianças menores de dois anos de idade, serão também abrangidas outras menores de cinco anos de idade que por algum motivo ainda não foram vacinadas”, disse.

A coordenadora provincial apela a participação das mães, pelo facto de a vacina proteger as crianças de certas doenças.

Entretanto, as autoridades sanitárias do país realizam de 23 a 25 de Outubro a próxima campanha de vacinação contra a poliomielite, em que se prevê imunizar perto de seis milhões de crianças, menores de cinco anos de idade. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA