Comboio da vacina parte sexta-feira do Bungo à Viana

Comboio (Foto: Luacano)
Comboio (Foto: Luacano)
Comboio (Foto: Luacano)

Mais de 60 técnicos de saúde vão, na sexta-feira, percorrer de comboio nove ramais dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), no trajecto Bungo -Viana, para vacinar crianças menores de dois anos de idade com todos antigénios do calendário vacinal.

Em declarações à Angop, Felismina Neto, chefe de secção de vacinação do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, disse que esta iniciativa conjunta com os CFL visa a actualização do calendário de vacinação, aumentar a cobertura e introduzir a segunda dose da vacina contra o sarampo.

Acrescentou que, ao longo do trajecto do comboio, os técnicos vão sensibilizar os passageiros, ofertando panfletos e afixar cartazes, bem como aconselhar mães com seus filhos menores a dirigirem-se ao posto fixo que estará na sua paragem.

Nas nove paragens serão montados nove postos de vacinação, onde estarão à disposição todas as vacinas que fazem parte do calendário de vacina, nomeadamente BCG, pólio, tétano, Hepatite, febre amarela, pentavalente, rotavirus, pneumo 13 e vitamina A.

A campanha de intensificação da vacinação de rotina, que teve inicio no dia 29 de Setembro, vai até a primeira quinzena de Dezembro, com o objectivo de vacinar mais de 100 mil crianças, menores de dois anos.

“Apesar da prioridade recair para crianças menores de dois anos de idade, serão também abrangidas outras menores de cinco anos e idade que por algum motivo ainda não foram vacinadas”, disse.

Felísmina Neto apela a participação das mães, pelo facto de a vacina proteger as crianças de certas doenças. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA