Ler Agora:
Colômbia pronta a selar trégua com as FARC antes do final do ano
Artigo completo 1 minutos de leitura

Colômbia pronta a selar trégua com as FARC antes do final do ano

(Euronews)

(Euronews)

O presidente colombiano fixa um novo objetivo nas negociações de paz com a guerrilha das Farc: chegar a um cessar-fogo bilateral antes do final do ano.

Três anos após o início das negociações em Havana e quando a data limite para selar um acordo de paz está agendada para 23 de março, Bogotá mostra-se determinada a pôr fim a 50 anos de conflito até 1 de janeiro.

“Podemos seguir nessa direção, se ambas as partes fizerem um esforço para avançar e à medida que atingimos o fim do conflito, e se mostarmos essa vontade, afirmada pelo menos do lado do meu governo e se as instruções dos negociadores forem positivas”, afirmou Juan Manuel Santos.

As FARC declararam um cessar-fogo unilateral em junho, que levou o governo a suspender os bombardeamentos sobre a guerrilha, mantendo no entanto as operações militares terrestres.

As negociações sobre o capítulo da justiça para os ex-guerrilheiros deverão ser retomadas esta quinta-feira, depois de um acordo em outubro sobre as vítimas e desaparecidos do conflito. (euronews.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.