CMC e BNA assinam protocolo de cooperação

Edifício do BNA - Luanda (Foto: Angop)
Edifício do BNA - Luanda (Foto: Angop)
Edifício do BNA – Luanda (Foto: Angop)

Um protocolo de cooperação que visa estreitar o relacionamento entre as instituições reguladoras do sistema financeiro angolano foi assinado, nesta segunda-feira, em Luanda, entre a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e o Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com uma nota de imprensa da CMC a que a Angop teve acesso hoje, a assinatura do protocolo constituía um factor preponderante no processo de integração da CMC como membro ordinário da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO).

Acrescenta que a integração da CMC a IOSCO, como membro ordinário, vai proporcionar maior credibilidade do sistema financeiro angolano, em particular do Mercado de Capitais, junto da alta finança internacional, criando assim as condições para o surgimento de um mercado mais apelativo a investidores nacionais e estrangeiros.

O protocolo visa igualmente potenciar o equilíbrio do mercado e a protecção do investidor, desenvolver matérias comuns para a elaboração das estatísticas monetárias e financeiras, bem como para a balança de pagamentos.

A CMC assinou também, recentemente, três protocolos de cooperação local, nomeadamente com a Procuradoria-Geral da República (PGR), com o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB) e com a Escola Nacional de Administração (ENAD).

A Comissão do Mercado de Capitais aderiu à IOSCO em Novembro de 2014, como membro associado.

A CMC é a instituição responsável pela regulação, supervisão, fiscalização e promoção dos Mercados de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados em Angola. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA