Clube dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale apoia mensagem do PR

Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)
Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)
Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)

O Clube dos combatentes da Batalha de Cuito Cuanavale manifestou-se hoje, sexta-feira, congratulado com a mensagem do Chefe de estado sobre o Estado da Nação emitido esta quinta-feira em Luanda.

Uma nota de imprensa do Clube a que a Angop teve acesso considera de realista o pronunciamento do Titular do Poder Executivo quando se refere a situação dos ex- combatentes quando exorta a criação de incentivos para o incremento do empreendedorismo.

A mensagem lida pelo vice – presidente da República, Manuel Domingos Vicente, realça que não é realista pensar que o Governo pudesse resolver o problema da inserção dos ex-combatentes com a atribuição de uma pensão a cada, pois nunca teria dinheiro suficiente para esse efeito. Os programas de integração social e produtiva adoptados não foram muito eficazes e os problemas permanecem por resolver.

Frisou que dois caminhos poderiam ter sido seguidos, sendo primeiro, aprovar um imposto através do qual os trabalhadores e as empresas descontassem um montante do seu rendimento para alimentar um fundo para pagar as pensões e o segundo, arranjar trabalho ou pequenos negócios para que cada um pudesse gerar rendimentos para o sustento das suas famílias.

Disse achar que a segunda opção é a mais justa e, por isso, os governos provinciais e os ministérios do sector produtivo deveriam adoptar e executar com celeridade programas para resolver esta situação.

“As Forças Armadas e a Polícia Nacional, por exemplo, devem igualmente adoptar e executar programas próprios que contribuam para a produção de alimentos, vestuário, calçado, (…), para satisfazer as suas necessidades, bem como para a construção de infra-estruturas civis, utilizando as capacidades da engenharia militar para apoiar o Estado”,realçou.

Neste contexto o Clube dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale reitera a sua intenção de efectuar contactos com vista a angariar financiamentos para a materialização de diversos projectos sócio económicos visando a melhoria das condições de vida dos seus associados.

O Clube dos Antigos Combatentes do Cuito Cuanavale congrega todos os heróis das batalhas em Angola tais como os que combateram contra as invasões de tropas estrangeiras, e prestará ajuda voluntária na localização dos campos de minas.

A organização pauta-se pelos princípios de democraticidade, da unidade e a independência, sendo independente nos âmbitos politico, partidário, religioso e sindical. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA