Clínica Multiperfil realiza o 3º Congresso de ciências da saúde

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

De acordo com a organização, o evento tem como objectivo capacitar enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e estudantes. Durante quatros dias serão também ministrados mais de 60 cursos pré-congresso e mesas redondas

O terceiro congresso de Ciências da Saúde da Clínica da Multiperfil, que decorrerá de 3 a 6 de Novembro vai albergar o primeiro Simpósio de Fisioterapia, o terceiro Simpósio de Enfermagem e de Anemia Falciforme.

De acordo com a organização do evento, ambas actividades serão realizadas no Centro de Formação de Saúde Multiperfi l e Memorial Dr. António Agostinho Neto e tem como objectivo capacitar enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e estudantes. De acordo com o programa a que o Semanário Económico teve acesso, a actividade decorrerá sob o lema “Mais qualificação e formação especializada”, tidas como dimensões importantes não apenas para a qualificação dos médicos, mas de todas as profissões que actuam para a conquista de uma melhor saúde no país.

“Convidamos todos os profissionais da saúde a participar deste evento proveitoso de discussão, aprendizagem, encontros e interacção entre profissionais, estudantes e gestores da área da saúde”, diz a nota.

No 1° Simpósio de Fisioterapia, a ser realizado nos dias 3 e 4, serão abordados diferentes temas como a Avaliação fisioterapêutica, Instrumentos de avaliação respiratória no ambiente hospitalar, Riscos e possibilidades da cinesioterapia respiratória e motora, bem como os Princípios da ventilação mecânica no paciente adulto.

Os temas vão desde a Reabilitação precoce e funcionalidade da incapacidade funcional à reabilitação escoliose: Da abordagem diagnóstica à terapêutica e os Modelos de reabilitação fisioterápica em pacientes adultos com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquémico, constam deste Simpósio. A seguir, no dia 5, decorrerá o 3º Simpósio de Enfermagem, envolvendo os temas sobre a Prevenção de infecção associada aos cuidados de saúde: revisão bibliográfica, Apresentação do diagnóstico de saúde da comunidade Kapossoca, Prevenção da pneumonia associada à ventilação, Cuidados de enfermagem e intervenções de enfermagem à mulher em trabalho de parto: Análise à luz.

Já no último dia de evento, 6, será efectuado o 3º Simpósio sobre a Anemia Falciforme, onde os temas como Fisiopatologia da doença Falciforme, Principais características laborais doença na urgência, anemia falciforme e malária, Seguimento da gestante com anemia falciforme, Manejo da dor, Qualidade de vida dos pacientes e projecto de atenção integral ao paciente portador da doença, dominarão o dia.

Durante os quatros dias serão também ministrados mais de 60 cursos pré- congresso, como a Preservação de vestígios em meio hospitalar, Administração segura de medicamentos, reanimação neonatal e diagnóstico e acompanhamento de tratamento do adulto, Criança e gestante com VIH-SIDA, sob actualização à luz das novas recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Consta ainda os cursos sobre a Hipertensão arterial-individualização do tratamento, Pesquisa bibliográfica na plataforma Google, Abordagem elementar de fracturas e interpretação clínica do exame do laboratório: Hemograma, lâmina periférica, coagulograma, gota espessa, urina, gasometria e widal.

Mesas Redondas e Seminários envolvendo os temas, os 40 anos de Independência e 40 anos de serviço nacional de saúde, Questões práticas no tratamento do doente hipertenso, Desafios e oportunidades para a melhoria da saúde materna em Angola, Diagnósticos diferenciais das síndromas febris agudos e o Aborto- complicações e tratamento, fazem parte do programa.

2º congresso de ciências da saúde

O 2º Congresso de Ciências da Saúde decorreu entre 4 a 8 de Novembro, no Centro de Convenções de Talatona, sob o lema “Na qualificação e reforço das competências dos profissionais de saúde”.

A actividade englobou não apenas assuntos direccionados directamente a médicos e enfermeiros, mas também a outros profissionais de saúde, investigadores, cientistas e gestores da área da Saúde. Sob a égide do 2º Congresso de Ciências da Saúde, foi ainda realizado, simultaneamente, o 2º Congresso de Enfermagem, o 2º Simpósio de Anemia Falciforme e a Expo Multiperfil.

O evento contou ainda com a participação de uma delegação da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar que divulgou a 19ª Conferência europeia da saúde, realizada em Lisboa, 2014. A presença serviu estreitar relações e estabelecer contactos com colegas angolanos, assim como com as autoridades de saúde de Angola. (semanarioeconomico.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA