Canadá: liberais de Justin Trudeau afastam Stephen Harper do poder (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

O Partido Liberal, de Justin Trudeau, venceu as eleições no Canadá, batendo o Partido Conservador, do até agora primeiro-ministro, Stephen Harper, segundo as projeções da televisão pública canadense, CBC, e da privada CTV.

Os liberais conseguiram 180 deputados, obtendo maioria absoluta na Câmara Baixa.

A emissora pública informou da vitória dos liberais após o encerramento das urnas nas províncias mais populadas do país, e depois de se conhecer a vitória absoluta do Partido Liberal na zona oriental do Canadá.

As projeções dão ao Partido Conservador o segundo lugar, com cerca de 100 deputados, seguido pelo social-democrata Novo Partido Democrático (NPD), com 35.

Filho do antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau, Justin vem afastar do poder Stephen Harper, que governou o Canadá durante quase uma década, embora tendo obtido maioria absoluta unicamente nas eleições de 2011.

O Partido Liberal governou o Canadá durante 70 anos no último século.

Os liberais têm alguns desafios a enfrentar – o Canadá luta contra a recessão, com uma dívida pública de 165% do PIB, fraco crescimento económico e fraca produtividade, envelhecimento da população, os preços do petróleo em queda, e os das casas a subir. Mulcair, depois do segundo lugar nas legislativas de 2011, confirma a queda dos últimos tempos, ficando-se pelos 22,6%.

Os eleitores de Trudeau esperam, provavelmente, do novo governo, que altere decisões de Harper que os liberais criticaram, como o reforço das leis antiterroristas. Em reação ao ataque no Parlamento de Otava há um ano, foram dados mais poderes aos serviços secretos. (euronews.com)

por Nelson Pereira

DEIXE UMA RESPOSTA