Cabo Verde: País debate papel sobre comunicação social no processo eleitoral

BANDEIRA DE CABO VERDE (Foto: Angop)

Praia – Um primeiro fórum sobre o papel da comunicação social no processo eleitoral no arquipélago cabo-verdiano vai ser realizado, de 05 a 06 de Outubro do ano em curso, na cidade da Praia, apurou nesta quinta-feira a PANA de fonte segura.

BANDEIRA DE CABO VERDE (Foto: Angop)
BANDEIRA DE CABO VERDE (Foto: Angop)

Vão participar no debate jornalistas, dirigentes e outros profissionais da comunicação social nacional, disse a fonte.

De acordo com  Maria do Rosário Pereira, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), entidade que promove o fórum, o mesmo tem como objectivo discutir e analisar a cobertura do processo eleitoral, de modo a se obter um padrão uniformizado entre todos os órgãos.

“Enquanto órgãos de gestão eleitoral, para nós é muito importante ter-se um espaço em todos os órgãos de comunicação, com informações específicas e permanentes para a divulgação de notícias relevantes durante todo o processo eleitoral do próximo ano, e para que possamos estar seguros de que essas informações são autênticas”, justificou a presidente da CNE.

Segundo ela, a CNE almeja ter uma plataforma de entendimento com os órgãos de comunicação social que lhe permita trabalhar de forma concertada, visando informar os cidadãos sobre o que vai se passar durante o processo eleitoral até chegar ao momento de escrutínio.

Para Maria do Rosário Pereira, é importante que nas próximas eleições de 2016, os órgãos de comunicação social, jornalistas e dirigentes estejam cientes do quadro legislativo legal, da ética e familiarizados com os aspectos do processo eleitoral e das necessidades e expectativas dos órgãos de gestão.

“Nós queremos prevenir que não haja falta de informação e equívocos na comunicação como aconteceu nos últimos actos eleitorais, e, para isso, vamos trabalhar com esses profissionais num clima de abertura e de diálogo claro, de modo a levar aos cidadãos informações sobre os candidatos e os programas de todo o processo eleitoral”, precisou.

Além do Papel da Comunicação Social no Processo Eleitoral, vão debater e analisados, temas como “Considerações Éticas para a cobertura eleitoral”, “A Liberdade de imprensa à luz do Código Eleitoral” e “Convergência dos meios de comunicação sobre matéria eleitoral”.

“A importância do tratamento igualitário das candidaturas e cumprimento das Leis vigentes pelos órgãos de comunicação social e imprensa escrita, a comunicação social electrónica e as novas médias, serão igualmente temas a serem debatidos no decorrer do fórum. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA