Bié: Reabilitação da barragem hidroeléctrica de Camacupa nas prioridades do Governo

(DR)
(DR)
(DR)

A reabilitação da barragem hidroelectrica do Cunje I, no município de Camacupa, continua entre as principais prioridades do Governo, visando contribuir no desenvolvimento socioeconómico da região, sobretudo para o fomento da indústria.

Em declarações à Angop, a administração municipal de Camacupa, Alcida de Jesus Camateli, sublinhou que as obras decorrem sem dificuldades, que após a sua conclusão vai garantir a iluminação pública e nas residências dos municípios de Camacupa e Catabola.

Neste momento, disse, foram removidos os escombros, assim como concluídos os trabalhos de desminagem da área adjacente ao empreendimento.

A barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje terá capacidade para produzir cerca de 10 megawatts.

O projecto inclui a construção de redes de média e baixa tensão e de iluminação pública de Camacupa e a instalação de três grupos geradores que vão produzir cerca de mil e 500 quilowatts.

Faz ainda parte do projecto a construção de uma linha de transmissão de 60 quilovolts e de intervenção na rede de distribuição e iluminação pública.

A reabilitação e aproveitamento da hidro-eléctrica do Cunje I e a construção da linha de transporte de 30 KV, está orçado em 12 milhões de Euros.

Entretanto, a barragem hidroeléctrica do Cunje I foi destruída durante o conflito armado que o país viveu. Fornecia até 1992 energia eléctrica aos municípios de Catabola, Camacupa e Cuito.

Enquanto, durar tal situação, o fornecimento de energia electrica no município de Camacupa, é assegurado por um grupo gerador, com a capacidade de produzir 1,2 megawatts. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA