Bengo: Ministra da Família elogia trabalhos do centro de empoderamento do projecto ABC

Filomena Delgado - ministra da Família e Promocão da Mulher (Foto: Angop/Arquivo)
Filomena Delgado - ministra da Família e Promocão da Mulher (Foto: Angop/Arquivo)
Filomena Delgado – ministra da Família e Promocão da Mulher (Foto: Angop/Arquivo)

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, elogiou sexta-feira, em Caxito, província do Bengo, o andamento das obras e o desenvolvimento do centro de empoderamento do projecto ABC, que vai contribuir no melhoramento da vida dos seus utentes.

Em declarações à imprensa, Filomena Delgado afirmou que estas obras servirão as mulheres quitandeiras, empreendedoras e não só, a desenvolverem actividades que visam o crescimento das suas actividades económicas.

Durante a sua visita ao projecto ABC, a ministra da Família e Promoção da Mulher procedeu a entrega de quatro viaturas para serviço de táxi a mulheres beneficiadas das 80 formadas para os distintos negócios afecto ao mesmo. Fez saber que neste preciso momento começam já a funcionar 70 quiosques, 12 cozinhas, sendo que o ministério continuará a acompanhar todos estes projectos e todas as acções que dizem respeito a mulher rural a nível da província do Bengo.

“O Bengo tem uma grande vantagem relativamente ao seu potencial agropecuário muito acentuado e vamos prestar muita atenção às mulheres rurais, nos mais diversos sectores como agricultura, pescas e indústria, no sentido de aproveitar e transformar as suas potencialidades”, disse.

Filomena Delgado afirmou que o ministério que dirige está a trabalhar com o sector das pescas, no sentido de introduzir a componente da aquicultura, incluindo a formação e os elementos necessários para desenvolver esta actividade na região.

Explicou, por outro lado, que no âmbito da Comissão Nacional do HABITAT está a se estudar mecanismos para explorar a possibilidade de oferecer formação a algumas mulheres rurais, no âmbito da requalificação das aldeias, assim como dotá-las de conhecimentos sobre como melhorar o adobe, para confortar as suas residências. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA