Basquetebol: Jean Jacques dispensa presidência da Federação

Entrevista ao Ex-Basquetebolista, Jean Jacques da Conceição (Foto: Gaspar dos Santos)
 Entrevista ao Ex-Basquetebolista, Jean Jacques da Conceição (Foto: Gaspar dos Santos)

Entrevista ao Ex-Basquetebolista, Jean Jacques da Conceição (Foto: Gaspar dos Santos)

A principal referência do basquetebol nacional, Jean Jacques da Conceição, anunciou que está fora dos seus planos concorrer à presidência da federação angolana da modalidade, cuja renovação de mandatos ocorre no próximo ano.

Em entrevista exclusiva à Angop a propósito dos 40 anos da independência nacional, Jacques afirmou que o seu tempo para assumir este cargo “já passou” e que já está a implementar o projecto de bandeira que concebeu para caso chegasse à presidência.

Esse projecto, em curso há 2-3 anos, consiste em enviar para os EUA jovens jogadores com potencial e margem de crescimento para estudarem em escola de referência, para “rapidamente atingirem os níveis competitivos”, a fim de em quatro-cinco anos se tornarem atletas.

Dentre os escolhidos estão os campeões africanos sub-16 Bruno Fernandes e Sílvio de Souza, amos com mais de dois metros de altura e nascidos em 1998.

Era objectivo do antigo extremo-poste, sete vezes vencedor do Afrobasket, implementar este projecto na actual olimpíada (2012-2016), sob os auspiciosos da federação, porém optou por não concorrer às eleições.

Jean Jacques já exerceu o cargo de vice-presidente, no mandato de Gustavo Conceição, que antecedeu ao actual elenco, presidido por Paulo Madeira. Como jogador, iniciou-se no 1º de Agosto e encerrou a carreira na Portugal Telecom, passando ainda pelo Benfica de Lisboa, Málaga de Espanha e Limoges de França.

Foi o primeiro africano a entrar no Hall da Fama da FIBA e foi eleito pela Fiba-Africa o maior basquetebolista africano de todos os tempos por altura dos 25 anos desta instituição continental. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA