Assembleia-geral da UEA marcada para Abril de 2016

sede da União dos Escritores Angolanos (Foto: Pedro Parente/arquivo)
sede da União dos Escritores Angolanos (Foto: Pedro Parente/arquivo)
sede da União dos Escritores Angolanos (Foto: Pedro Parente/arquivo)

A assembleia-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), dedicado à eleição dos novos corpos gerentes, acontece em Abril de 2016, Segundo anunciou o presidente da mesa da assembleia-geral, Adriano Botelho de Vasconcelos.

Em entrevista ao jornal de Angola, o escritor afirmou que a UEA tem uma dinâmica organizativa e institucional num quadro de legitimidade que só termina com a realização do próximo pleito eleitoral, concretamente em 2016.

Relativamente as acções desenvolvidas pela actual direcção encabeçada pelo escritor Carmo Neto, a fonte acresceu ser positive, tendo em conta que tem estado a promover eventos/accções que enriquecem a vida cultural do país, na vertente literária.

“Para dar um bom exemplo, até pelo alcance educativo do programa, o concurso Quem me dera ser onda tem agora dimensão nacional, saiu da grande metrópole cultural que é Luanda, e, naturalmente, foi determinante o apoio indispensável do Banco Sol”, reforçou.

A UEA é uma instituição quadragenário, proclamada a 10 de Dezembro de 1975, tendo como primeiro presidente e membro fundador o poeta e nacionalista angolano Agostinho Neto, e primeiro secretário-geral e membro fundador o escritor e contista conterrâneo Luandino Vieira.

Entre os objectivos da UEA destacam-se a promoção da defesa da cultura angolana como património da Nação e o incentivo a criação literária dos seus membros, proporcionando-lhes condições favoráveis ao seu trabalho intelectual e à difusão das suas obras.

Propiciar a revelação de novos escritores, bem como fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros povos fazem parte dos objectivos da UEA. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA