Angola celebra sexta-feira cerimónia dos 70 anos da constituição da ONU

Edifício do MIREX (Foto: Clemente Santos)
Edifício do MIREX (Foto: Clemente Santos)
Edifício do MIREX (Foto: Clemente Santos)

Uma sessão solene para celebrar os 70 anos da entrada em vigor da Carta constituinte da ONU, a assinalar-se no dia 24 de Outubro, será realizada nesta sexta-feira, no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), em Luanda.

Uma nota do Mirex chegada hoje à Angop indica que a sessão será presidida pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, e incluirá uma intervenção do coordenador residente das Nações Unidas em Angola, Pier Paolo Balladelli.

Para a sessão, foram convidados membros do Executivo, representantes de parceiros internacionais, da sociedade civil e corpo diplomático acreditado em Angola, acrescenta o documento.

Angola é um dos 193 estados-membros de pleno direito da ONU, organização a que aderiu em 1 de Dezembro de 1976. Actualmente ocupa o lugar de membro não permanente do seu Conselho de Segurança para o biénio 2015-2016.

As celebrações dos 70 anos da Carta da ONU coincidem com a adopção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que define a erradicação da forma, da pobreza extrema e das desigualdades como as prioridades absolutas dos próximos anos.

Setenta anos depois da ratificação da Carta das Nações Unidas, esta organização reitera o seu compromisso de promover valores universais, como o respeito pelos direitos humanos fundamentais e o desenvolvimento sustentável de todos os povos do mundo.

Para Angola, a ONU continua a ser o pilar da participação dos Estados-membros no processo de decisão que preocupa a comunidade internacional e reitera que o multipartidarismo é o melhor quadro para a resolução dos desafios comuns, independentemente da particularidade de cada povo ou território. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA